Bertioga adere programa de redução da mortalidade infantil

9 de novembro de 2018

Bertioga adere programa de redução da mortalidade infantil

O Município de Bertioga está aderindo ao programa estadual “São Paulo Pela Primeiríssima Infância”. O objetivo é planejar ações nas áreas de Saúde, Educação e Social para reduzir a mortalidade infantil e garantir o desenvolvimento das crianças. A Prefeitura deve criar um comitê intersetorial com equipes das três secretarias municipais para definir metas e ações nos próximos dois anos.

Entre as medidas previstas estão o cuidado da criança, políticas públicas integradas que priorizem a promoção do desenvolvimento infantil, qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos, entre outros.

O Programa, realizado em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, tem como lema “desenvolver a criança para desenvolver a sociedade”, visando à promoção da saúde integral da criança e ações de prevenção e assistência.

A Primeira Infância é o período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal, por volta dos seis anos de idade. É considerada Primeiríssima Infância o período até os três anos.

Durante essa etapa da vida das crianças ocorre o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros. Estudos mostram que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento durante a Primeira Infância, maiores são as probabilidades de que ela alcance o melhor do seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.