Bertioga adota plataforma para estimular a leitura nas escolas municipais

2 de maio de 2024

Bertioga adota plataforma para estimular a leitura nas escolas municipais

Ampliando as ferramentas de educação das escolas municipais, nesta semana, a prefeitura de Bertioga aderiu à Plataforma Elefante Letrado. O serviço tem o objetivo de oferecer recursos de leitura para crianças em processo de alfabetização, proporcionando acesso a uma variedade de gêneros textuais, por meio de bibliotecas com curadoria especializadas para cada etapa de escolarização.

Para garantir o acompanhamento constante da evolução dos alunos, a secretaria de Educação da cidade oferece atividades pedagógicas sobre cada livro disponível na plataforma, juntamente com o novo Teste de Fluência Leitora, que auxilia os professores na avaliação do progresso na leitura.

Em Bertioga, cada escola conta com um laboratório móvel equipado com chromebooks, projetor, caixa de som e outros dispositivos multimídia. Os chromebooks possuem tela sensível ao toque, são altamente resistentes ao manuseio dos alunos e já vêm com sistemas de segurança antivírus instalados.

A Plataforma Elefante Letrado é um dos pilares essenciais do Programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa do Governo de São Paulo que une os 645 municípios com o objetivo de garantir que as crianças alcancem a fluência na leitura desde cedo.