Bertioga alcança índice satisfatório em pesquisa que calcula nível de infestação do mosquito da dengue

11 de março de 2022

Bertioga alcança índice satisfatório em pesquisa que calcula nível de infestação do mosquito da dengue

Bertioga apresentou um índice de 0,69 na Pesquisa e Avaliação de Densidade Larvária (ADL-IB) de 2022, implantada pela Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen). O número é considerado satisfatório e a cidade foi a única da Baixada Santista a alcançar o resultado.

Com a pesquisa é possível calcular o nível de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além de mensurar os riscos para possíveis surtos da doença.

As coletas de larvas, quando achadas em recipientes, são encaminhadas ao núcleo de identificação e, se positivas para Aedes aegypti, passam a integrar os valores para cálculos da Densidade Larvária. O cálculo é baseado na quantidade de recipientes positivos a cada 100 imóveis

De acordo com a Secretaria de Saúde, apesar da classificação, seguirá intensificando os trabalhos para combater às arboviroses no Município, a fim de eliminar os focos e criadouros do mosquito. Denúncias podem ser feitas através do “Disk Dengue” - (13) 3317-6273.

PREVENÇÃO

Equipes da Saúde têm desenvolvido ações de inspeção, controle e eliminação de focos do Aedes Aegypti em pontos estratégicos, como ferro velho, cemitério, armazéns, escolas, unidades de saúde e moradias temporárias. Além disso, ações educativas pelos profissionais do Informação, Educação e Comunicação (IEC).