Bertioga apresenta redução no número de furtos e roubos

26 de maio de 2023

Bertioga apresenta redução no número de furtos e roubos

Uma pesquisa realizada pela Fundação Escola de Comércio Álvarez Penteado (Fecap), apontou que Bertioga foi a única cidade da Baixada Santista em que houve redução de furtos (7% de 39 para 36). Já em relação aos roubos, a queda foi de 45%.

Os números refletem a atuação da Secretaria de Segurança e Mobilidade, sobretudo por meio da realização de forças-tarefas, dentre elas:

“Lei e Ordem”, cujo auxílio no combate à desordem tem se mostrado eficaz. É formada pela Guarda Civil Municipal (GCM), Diretoria de Trânsito (DTT), Departamento de Operações Ambientais (DOA), Fiscais ISS, Abastecimento e Vigilância à Saúde, com o apoio da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Conselho Tutelar, quando necessário.

“Ferro Velho", que tem sido fundamental na diminuição na receptação de objetos decorrentes de crimes e encerramento da atividade de ferros velhos irregulares. As operações contam com a participação das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente; Diretoria de Vigilância à Saúde e Abastecimento; Guarda Civil Municipal, Departamento ISS, além do apoio da Monte Azul e das polícias Civil e Militar.

Houve ainda a doação de viaturas à PM, a fim de ampliar a frota na Segurança Pública. Ressalta-se que com a finalização do concurso público em andamento, Bertioga se tornará a cidade da Baixada com maior número de GCMs por habitantes. Serão 100 novos integrantes até o fim deste ano.

Merece destaque, ainda, os 39 totens de segurança instalados em pontos estratégicos da Cidade. Os dispositivos realizam monitoramento 24 horas por dia. Além do monitoramento contínuo, os totens contam com botão de acionamento de emergência, ajudando a inibir a criminalidade e auxiliando as forças de segurança.