Bertioga busca certificação de ‘Cidade Amiga do Idoso’

15 de outubro de 2015

Bertioga busca certificação de ‘Cidade Amiga do Idoso’

Bertioga está entre os 637 municípios do Estado de São Paulo a integrar o programa estadual “Selo Amigo do Idoso”, que tem como objetivo estimular os municípios e entidades públicas a implantarem ações referenciadas pelo programa “São Paulo Amigo do Idoso”.

Na última terça-feira (13), o Município deu o primeiro passo para se tornar ‘Cidade Amiga do Idoso’, com a realização de uma palestra, ministrada por Vera Teresa Palavicini, representante da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Baixada Santista (Drads), na sede do Grupo Vivência, oportunidade em que explanou sobre as etapas do programa, para cerca de 50 pessoas.

A palestra foi um dos primeiros trabalhos necessários para o Município receber a certificação do programa. Ao cumprir todas as metas previstas no prazo de até três anos, Bertioga terá maior acesso aos recursos destinados pelo Governo para ações sociais voltadas aos idosos, além de comprovar sua preocupação com o bem estar dessa parcela da população.

O evento foi aberto pelo prefeito de Bertioga e pela interlocutora do programa junto ao Drads e diretora de Proteção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda do Município, e reuniu representantes de segmentos da sociedade como conselhos municipais, Fundo Social de Solidariedade, Grupo Vivência, Instituto Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro (Instituto Campb) e das Polícias Militar e Civil.

Durante a palestra, Vera Palavicini explanou sobre o assunto, destacando as etapas do programa estadual, que foi estruturado  sobre quatro pilares: participação (ações sociais envolvendo cultura, lazer e esporte); educação (acesso e formação continuada, além da habilitação do profissional que vai atuar em segmentos voltados à parcela dessa população); proteção (assistência social, convivência, cuidados e segurança); e saúde (vacinação e assistência médica especializada).

Vera explicou que, para conquistar o Selo Inicial, Intermediário e Pleno, é necessário cumprir metas (ações obrigatórias), tais como implantar Conselho Municipal do Idoso (Bertioga já conta com   o Conselho), cadastramento atualizado de idosos no CadÚnico e realizar diagnósticos,  entre outras ações.

Conforme explicou, o  município  deve se comprometer a traçar um plano de metas, além de fazer o diagnóstico  de  gestão sobre  as políticas já existentes  e  incluir  ações  para  garantir  os direitos dos idosos nos planos municipais de Saúde e Assistência Social, por exemplo.

Nas  etapas  seguintes,  até  a aquisição do Selo Pleno,  os municípios devem implantar os benefícios previstos no programa e apresentar novo diagnóstico, demonstrando o resultado obtido com as ações desenvolvidas.

As primeiras duas oficinas para fazer o diagnóstico da situação dos moradores da terceira idade do Município, como parte da etapa inicial do programa já foram realizadas. O objetivo foi levantar informações sobre acessibilidade, transporte e serviços voltados para a terceira idade, em Bertioga. A terceira oficina, que fechará a etapa inicial será realizada com representantes do Poder Público indicados pelas secretarias de Educação, Saúde, Turismo, Esporte e Cultura e Desenvolvimento Social. A data da  realização será divulgada oportunamente.

Cumprida esta etapa do programa o Município deverá cumprir as demais que levam ao o Selo Intermediário e ao Selo Pleno, a fim de conquista a certificação ‘Cidade Amiga do Idoso’.

De acordo com o IBGE, 12% da população de Bertioga é representada pelo público idoso, ou seja, seis mil pessoas possuem mais de 60 anos.