Bertioga celebra Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

16 de setembro de 2015

Bertioga celebra Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Bertioga celebra neste fim de semana o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – o Clean Up Day, com uma ação simultânea desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Sesc. A ação, que pretende mobilizar toda comunidade a participar, tem a finalidade principal de despertar a consciência das pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar, que polui e danifica a qualidade dos recursos hídricos e acaba por colocar em risco a saúde da população.

As atividades começam neste sábado (19), a partir das 9 horas, com ações, em parceria com o Sesc e o Coletivo Educador de Bertioga, na Praia da Enseada, em frente ao Forte São João, no Centro; em frente ao Sesc, no Jardim Rio da Praia e no cantão do Indaiá, onde a Secretaria de Meio Ambiente estará com um estande com exposição de objetos recolhidos na praia, como garrafas de vidros, sacos plásticos, latas, pets e bitucas de cigarro, e um cartaz com o tempo de decomposição de cada tipo de lixo.

Simultaneamente, haverá ações de limpeza nas praias de Itaguaré, Guaratuba e Boracéia. Durante os trabalhos, monitores voluntários estarão distribuindo sacos diferenciados para lixo limpo e lixo úmido e estarão conscientizando e educando as pessoas sobre o problema da poluição nos recursos hídricos de todo o planeta.

Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente esteve realizando um trabalho de educação ambiental conduzido pela bióloga Mylene Lyra e estagiários da Secretaria, com os alunos da Escola Estadual Professor Archimedes Bava, no Indaiá, a fim de prepara-los e convidá-los para ação deste sábado, que será realizada no cantão, com a limpeza do costão rochoso, praia e trilha. Dezessete classes, distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite, assistiram vídeos sobre as questões ambientais e fizeram uma roda de conversa sobre o tema.

Rio Itapanhaú

Já no domingo (20), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, estará promovendo a limpeza do Rio Itapanhaú e da região de mangue à margem do rio. A ação acontecerá a partir da ponte sobre o rio, na Rodovia Rio – Santos até a foz. Desta ação estarão participando com suas embarcações, membros do Conselho Municipal de Pesca, da Colônia de Pescadores Z-23 e voluntários em geral. A saída das embarcações está marcada para as 9 horas, no antigo atracadouro das balsas, ao lado do Mercado Municipal de Peixe, no Centro.

De acordo com o responsável pela Diretoria de Operações Ambientais (DOA) da Secretaria de Meio Ambiente, o Barco Escola Arca do Saber, que estará próximo à foz do rio, receberá todo o material recolhido, onde será quantificado e qualificado para ser utilizado nas ações de educação ambiental.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias faz parte do calendário ecológico do Município de Bertioga. O Clean up Day é uma ação mundial para a limpeza de rios e praias, articulado pela organização não governamental Ocean Conservancy. É uma ação pontual que visa despertar para a importância do cuidado com os oceanos e a disposição correta dos resíduos.