Bertioga celebra diversidade e tradição em evento no domingo (4)

31 de maio de 2023

Bertioga celebra diversidade e tradição em evento no domingo (4)

Diversidade e tradição estarão reunidas na oitava edição do Encontro e Batizado do Grupo de Capoeira Cais Santista. Os alunos do Projeto “Ginga Ae”, liderados pelo Mestre Cipó, serão graduados para a prática da arte marcial no domingo, 4, a partir das 13 horas, no Ginásio Municipal Alberto Alves.

Para celebrar o batismo, haverá uma programação especial: as apresentações da Escola de Artes Marciais e tailandesa com Muay Boran, Academia de Artes Marciais com Douglas Pageú e muita dança com o Grupo Detention.

O projeto “Ginga Ae” existe há 11 anos em Bertioga, com sua atual sede localizada no núcleo do Ana Paula, do Rio da Praia, com objetivo de estimular a prática esportiva entre os amantes da modalidade, além de fornecer mais oportunidades de lazer às comunidades da cidade.

O mestre e fundador do Projeto Cipó salienta, “que a cerimônia celebra a entrada de novos atletas na modalidade e a evolução da graduação na capoeira”.

O batismo é a cerimônia de iniciação na capoeira, que marca a entrada de um novo membro na família dessa arte marcial. Nessa ocasião festiva, o iniciante recebe sua corda e seu apelido, que serão seus símbolos na capoeira. Além disso, ele joga com um mestre ou um graduado, que o recebe e o testa na roda.

O evento recebe o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, além da Liga Bertioguense de Capoeira, que conta com a parceria de 14 academias.

Ginásio Municipal Alberto Alves – Rua Henrique Montez, s/n, Centro