Bertioga comemora Dia da Consciência Negra com diversas atividades

18 de novembro de 2015

Bertioga comemora Dia da Consciência Negra com diversas atividades

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado na sexta-feira (20), a Prefeitura de Bertioga está preparando uma programação especial, que vai envolver muita arte, voltada para a cultura negra. Mesmo não sendo feriado no Município, a Cidade quer marcar a data, que lembra o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas e suas conquistas. A iniciativa da Prefeitura é coordenada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.

As atividades vão acontecer das 14 às 17 horas, no Quiosque 2, na Praia da Enseada, no Centro, e a participação é aberta ao público. Os alunos de ballet do projeto ‘Educando para a Cidadania’, da professora Andrea de Oliveira, vão realizar apresentação, abrindo as atividades.

Entre os alunos está Guilherme Paes, de 25 anos, que participa do projeto desde os 19 anos. Ele pode ser considerado um exemplo de superação, já que quebrou todos os preconceitos em virtude de ser negro. Hoje vem se destacando no ballet clássico, uma arte que não tem origem na cultura negra.

O grafiteiro Rainer Oliveira, de Bertioga, vai desenvolver uma técnica de arte grafite com as crianças que participarem do evento e os trabalhos ficarão expostos em um painel.

Em seguida, a professora Roselene Sabino vai apresentar palestra sobre as questões do negro, as conquistas nos últimos anos e os desafios a serem superados. Também haverá uma roda de conversa para interação com as pessoas presentes.

O grupo de capoeira Capoedendê, do Mestre Calunga, vai apresentar a dramatização da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência negra contra a escravidão. O grupo ainda fará uma roda de capoeira, que representa uma expressão artística de origem negra.

Dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi dos Palmares. Ele foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei nº 12.519/2011.

Feriado

Em Bertioga, o Dia da Consciência Negra será decretado feriado somente no ano que vem em virtude de emenda à Lei Orgânica aprovada pela Câmara no início do mês de outubro, que altera o feriado de 28 de outubro para o dia 20 novembro. A Prefeitura já divulgou o Calendário Administrativo de 2016, que deverá sofrer alteração em virtude da emenda à Lei Orgânica aprovada pela Câmara.