Bertioga conclui Plano de Mobilidade Urbana

26 de fevereiro de 2016

Bertioga conclui Plano de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte – órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Cidadania, concluiu os trabalhos relativos ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU). O material, que já está disponível no site da Prefeitura (www.bertioga.sp.gov.br), será encaminhado para a Câmara de Vereadores com a proposta de lei complementar, após apreciação do chefe do Executivo.

Bertioga é a primeira cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com o documento, que expõe propostas para o transporte coletivo, calçadas, rede cicloviária, abrigos e terminais de ônibus. Questões como acessibilidade, inclusão social, respeito ao meio ambiente, desenvolvimento urbano e crescimento econômico foram norteadas pelo programa.

Nos últimos oito meses, Bertioga construiu o seu Plano de Mobilidade Urbana, que integra ações de mobilidade urbana previstas para os próximos 10 anos, com a participação popular. Quatro audiências públicas foram realizadas pela Prefeitura, sob a coordenação da Diretoria de Trânsito e Transporte. Além das propostas colhidas nessas audiências, o documento contempla também as sugestões contidas no relatório apresentado pela Câmara Municipal à Prefeitura – fruto de 14 audiências públicas realizadas nos bairros pelo Legislativo.

O novo instrumento também conta indicações inclusas em trabalhos realizados por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de universitários da Faculdade Bertioga (Fabe). Diversas questões foram apresentadas e debatidas, visando enfrentar os desafios no trânsito e no transporte público.

“É mais uma conquista para a nossa Cidade”, afirma o prefeito Mauro Orlandini, destacando que o PMMU é um instrumento muito importante porque vem melhorar a acessibilidade e a mobilidade de pessoas e preparar o Município para o futuro.

Para compor o documento, a Tranzum, empresa contratada para executar o plano, realizou várias pesquisas e vistorias e procurou conhecer a realidade do transporte coletivo no Município. O PMMU foi desenvolvido com base em um diagnóstico analítico, que contemplou as questões de uso e ocupação do solo, as condições da mobilidade na Cidade, considerando as ações e projetos de transporte, já em andamento; bem como as realizadas nos últimos 10 anos, como a execução de ciclovias, realização de programas de incentivo ao uso de bicicletas e propostas de bicicletas compartilhadas.

A pesquisa mais recente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) revelou que em Bertioga, 53% da população andam a pé ou de bicicleta; 31% de carro e 35% de ônibus.

O diretor de Trânsito, Nelson Jorge de Castro, lembra que todo o plano foi construído com a população. “Fizemos audiências públicas e debates para apresentar o plano e ouvir as demandas e necessidades de cada região da Cidade”, ressalta lembrando que, o novo instrumento será fundamental na busca por recursos junto ao governo federal por mais obras de mobilidade urbana em Bertioga.

Plano de Transporte

A Diretoria de Trânsito também conclui e levou para apreciação do prefeito Mauro Orlandini o Plano Municipal de Transporte, elaborado pela empresa HR Engenharia, que complementa o PMMU. O documento, desenvolvido de acordo com a Lei nº 13/1993 e com o Decreto nº 24/1993, contempla o Sistema Integrado de Transporte com a criação das linhas troncais e alimentadoras e sistema de estações de transporte espacial (integração dentro das estações).