Bertioga conquista 4º lugar no Estado de SP no Big Day 2025

13 de outubro de 2025

Bertioga conquista 4º lugar no Estado de SP no Big Day 2025

O ambicioso objetivo da Prefeitura de Bertioga de colocar o município no mapa mundial do birdwatching ganhou força e reconhecimento no Global Big Day 2025. Após o lançamento oficial das Rotas de Avistamento de Aves e da inspiradora roda de conversa “Conectando Horizontes”, na sexta-feira (10), a cidade teve uma participação histórica no sábado (11).

Com o engajamento do Clube de Observadores de Aves de Bertioga (COAB), guias locais e a comunidade, Bertioga alcançou o 4º lugar no Estado de São Paulo em número de listas submetidas ao eBird — principal plataforma global de registro de aves — e o 11º lugar em número de espécies observadas.

As seis “passarinhadas” oficiais que marcaram a inauguração das rotas mobilizaram moradores, turistas e especialistas em pontos estratégicos da Mata Atlântica e da Restinga. O esforço coletivo gerou 76 listas de observação, resultado que colocou Bertioga a apenas três listas da capital paulista — um feito inédito para o litoral do estado.

O desempenho reflete um marco para o município. “O resultado do Big Day é uma prova científica de que a campanha Bertioga de Olho no Céu vai além da conservação ambiental. Ela representa uma nova frente econômica sustentável. Estamos investindo na biodiversidade e colhendo visibilidade e renda qualificada para a cidade”, destacou o Diretor de Turismo de Bertioga, Filipe Toni Sofiati.

O projeto reforça a estratégia da administração municipal em combater a sazonalidade turística, oferecendo um produto de turismo sustentável que atrai visitantes durante todo o ano e fortalece a economia local. Guias, monitores, o setor hoteleiro, restaurantes e transportes já se beneficiam desse novo fluxo de visitantes, que une ciência, lazer e natureza.

Com resultados expressivos e liderança no litoral paulista, Bertioga se consolida como um verdadeiro Hotspot Mundial da biodiversidade, provando que é possível unir conservação, ciência cidadã e desenvolvimento econômico.

O legado do Big Day é o início de um novo capítulo para o turismo da cidade — mais próspero, sustentável e conectado ao céu.