Bertioga conquista R$ 1,2 milhão para implantação dos terminais de transbordo

30 de junho de 2014

Bertioga conquista R$ 1,2 milhão para implantação dos terminais de transbordo

DIC - 27/06/2014

Mais do que uma obra de mobilidade urbana, é um projeto que beneficiará a população de Bertioga, que vai ganhar mais agilidade, conforto e segurança. O prefeito de Bertioga conquistou, com o Governo Federal, a inclusão do projeto de implantação dos terminais de transbordo do Centro, Riviera e Boracéia, no Pacto de Mobilidade Urbana (PAC 50 bi), com a finalidade de implantação do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Com isso, o Município foi beneficiado com uma verba de R$ 1,2 milhão para a implantação de três terminais de transbordo, sendo R$ 330 mil para o Centro; R$ 460 mil para Riviera e R$ 410 mil para Boracéia. O anúncio para dar sequencia ao projeto foi feito pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Teatro Coliseu, na quinta-feira (26), em Santos.

Também estiveram presentes à cerimônia o vice-presidente, Michel Temer; o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, o governador Geraldo Alckmin e os deputados federais Beto Mansur e Maria Lúcia Prandi.

“Essa é uma grande vitória do Município. É a construção coletiva de todas as cidades. Agora vamos iniciar, o mais rápido possível, os procedimentos para que as obras iniciem. É um momento muito importante e que vai mudar a vida de muitos bertioguenses que utilizam o transporte público na Cidade”, afirmou o prefeito.

Enquanto aguardava pelo início do evento, o prefeito de Bertioga desenhou a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e gentilmente entregou à presidente. Agradecida, em seu discurso ela elogiou o prefeito e disse que ele é muito talentoso.

Dilma destacou ainda a importância das parcerias entre os governos federal e estadual, prefeituras e, em alguns casos, o setor privado, e afirmou que, tendo um projeto de boa qualidade, a obra sai. “Temos que ter bons projetos. Olhar para a vida das pessoas. O que for o melhor para elas. Olha o pré-sal aí. As cidades da Baixada Santista precisam estar de olho nesse momento”, lembrou a presidente.

Ao todo, Dilma anunciou um pacote de R$ 480,9 milhões destinados às obras e elaboração de projetos de mobilidade urbana na Baixada Santista. Deste total, R$ 252,9 milhões são do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 228 milhões de financiamento público com juros subsidiados. Os investimentos são do Pacto da Mobilidade Urbana, lançado em junho de 2013, que destinou R$ 50 bilhões para novos empreendimentos no setor.

O recurso será distribuído entre as prefeituras de Santos (R$ 456 milhões), São Vicente (R$ 1 milhão), Cubatão (R$ 1 milhão), Praia Grande (R$ 11,7 milhões), Guarujá (R$ 1 milhão), Bertioga (1,2 milhão) e também para o governo do estado de São Paulo (R$ 9 milhões).

Terminais

O Sistema Integrado de Transporte (SIT) contempla cinco estações de transbordo, sendo que duas delas, a do Jardim Albatroz e a da Rodoviária de Vista Linda já estão concluídas. Também tem a do Centro, que está localizada na Avenida Anchieta em frente ao Krill Supermercados; na Marginal da Riviera, localizada no Módulo 25, quadra A, e em Boracéia, na Rua Comendador Lino Frescht (antiga Rua M).

A partir da conclusão das obras, o sistema de transporte público vai passar por uma revisão, quando o Município contará com uma linha alimentadora nos bairros e linhas troncais que integrarão os terminais, permitindo deslocamento mais rápido aos usuários do transporte. Agora, o próximo passo é a aprovação do convênio junto ao Ministério das Cidades.