Bertioga conquista recursos para a saúde

10 de julho de 2014

Bertioga conquista recursos para a saúde

Dois importantes convênios foram assinados pelo prefeito de Bertioga com a Secretaria de Estado da Saúde, no último dia 27, e que vão garantir investimentos na área da saúde. O primeiro deles autoriza a liberação de recursos da ordem de R$ 8 milhões, com contrapartida da municipalidade de R$ 1,018 milhão, totalizando R$ 9,018 milhões de investimentos para a construção de uma unidade anexa ao Hospital Municipal. A obra conta com cerca de 2.100 m2, na área localizada entre o Hospital e a Câmara Municipal. Serão construídos 62 leitos para internação. O segundo autoriza o repasse de R$ 1,89 milhão para o custeio do serviço de saúde no Hospital e Pronto Socorro.

Os convênios totalizam mais de R$ 10,9 milhões que serão aplicados na prestação de serviços de saúde de qualidade e resolutivos. A liberação de recursos foi possível uma vez que a unidade hospitalar de Bertioga foi considerada pelo Governo do Estado estratégica na região para atendimento de saúde de média complexidade.

O primeiro convênio de R$ 8 milhões será dividido em duas fases, a primeira, cuja liberação de recursos no valor de R$ 4 milhões já foi autorizada. A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Planejamento, está em fase final de adequação do projeto junto à Secretaria de Estado que irá determinar as fases a serem executadas. O prazo de conclusão da obra, após a licitação, é de um ano.

O segundo convênio autoriza a liberação de recursos no valor de R$ 157.839,27 por mês para despesas de custeio nos Hospital e Pronto Socorro. O prazo do convênio é de um ano, podendo ser renovado. O valor por ano é de cerca de R$ 1,89 milhão.

Para o prefeito, este recurso se traduz em um importante investimento na saúde. "Vamos, com isso melhorar ainda mais a qualidade de atendimento na saúde, pilar da nossa Administração, adquirir medicamentos e equipamentos, além de podermos realizar investimentos em pessoal e na melhoria da qualidade dos serviços. Essas verbas sairiam do tesouro municipal, com este aporte do Estado, economizamos recursos próprios para aplicarmos em outras áreas da saúde", comentou o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde de Bertioga, o objetivo do Estado é reforçar a aplicação de recursos no atendimento materno-infantil, diminuindo a taxa de mortalidade. "Vamos melhorar o atendimento pediátrico e as cirurgias eletivas e ginecológicas, que são objetivos essenciais para este ano".