Bertioga conta com ambulatório pós-Covid-19 para pacientes que enfrentaram o vírus

28 de maio de 2021

A Prefeitura de Bertioga implantou na última sexta (21) um ambulatório específico para atender as pessoas que enfrentaram a Covid-19. O novo procedimento tem como objetivo promover o acolhimento dos pacientes, monitorar sintomas e possíveis sequelas deixadas pelo vírus.

As pessoas que apresentarem complicações após a Covid-19 podem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF) mais próximas de sua residência. Por meio das unidades os pacientes serão direcionados ao Centro de Especialidades Médicas do Município (CEME). Já os pacientes internados no Hospital Municipal, após alta médica, serão encaminhados diretamente ao CEME para iniciar o acompanhamento.

O local dispõe de profissionais especializados que atuam de acordo com as consequências deixadas pela doença, seja na área de cardiologia, neurologia, fisioterapia respiratória e motora, reumatologia ou nefrologia.

“A Covid-19 manifesta reações diferentes, sejam elas brandas ou graves. Diante disto, o Município precisa realizar o processo de reabilitação dos pacientes com um acompanhamento mais próximo, oferecendo cuidados por meio de diversas especialidades médicas”, afirma Janice Santos, secretária de Saúde.

Para a implantação desse procedimento, a Secretaria de Saúde realizou a orientação dos profissionais da rede municipal de saúde com os novos protocolos adotados para o atendimento.