Bertioga dá início ao Plano Municipal de Cultura

26 de novembro de 2015

Bertioga dá início ao Plano Municipal de Cultura

A partir desta quinta-feira (26), Bertioga começa a realizar oficinas participativas para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC) – um instrumento de planejamento, que tem  por  finalidade preparar ações e políticas públicas culturais para o Município em uma projeção de 10 anos. As oficinas são organizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Na última segunda-feira (23), Bertioga recebeu a visita de Sérgio de Azevedo, assistente técnico para o desenvolvimento de planos municipais de Cultura da Universidade Federal da Bahia, em parceria com o Ministério da Cultura (MINC), oportunidade em que conduziu um encontro de capacitação para a elaboração do PMC.

O encontrou contou com a presença do prefeito de Bertioga, do secretário de Turismo, Esporte e Cultura, da presidente do CMPC, Elisa Selvo e demais membros do Conselho, além de secretários municipais, e aconteceu na sede da Câmara de Diretores Lojistas (CDL).

Durante a reunião, Sérgio de Azevedo destacou que Bertioga está entre as 60 cidades que avançaram nas ações para elaborar seu Plano que é uma exigência do Sistema Nacional de Cultura.

O Município já superou importantes etapas, dentro desse processo, com a criação da Diretoria de Cultura, ligada à Secretaria de Turismo; do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Fundo Municipal de Cultura, faltando completar apenas com a aprovação da Lei do Sistema Municipal de Cultura e a Lei do Plano Municipal, que já está sendo elaborada. A proposta é aprovar o PMC até abril do ano que vem.

Para que o processo tenha sequencia, o próximo passo é traçar um diagnóstico da cultura do Município, que aponte qual é a realidade de cada bairro. Para tal, começa a partir desta quinta-feira 26, em Boracéia, a primeira oficina com a participação popular, que deverá dizer o que quer para a cultura da Cidade.  O material colhido nas oficinas, que irão acontecer até 07 de dezembro, será posteriormente compilado, sistematizado, apresentado em reuniões públicas e disponibilizado de forma permanente ao público.

“Queremos um plano eficaz, efetivo e viável, no qual a gente consiga mensurar como queremos a Cidade, mas entendendo que a cada ano os municípios absorvem demandas que eram dos governos federal e estadual e, com isso, passam a ter menos recursos”, ponderou Elisa Selvo.

O secretário de Turismo espera uma ampla participação de pessoas de todos os segmentos nas oficinas. “Precisamos mobilizar as pessoas para que elas contribuam nessa importante ação, que visa constituir o que a comunidade quer para a cultura da Cidade”, enfatizou o secretário.

Confira a programação das oficinas nos bairros.

26/11- 18 horas – Espaço Cidadão-Boracéia (Rua José Correia, 138 – Boracéia);

28/11- 14 h – Escola Estadual Vicente de Carvalho (Rua Francisco Pinto, s/nº Jd V. de Carvalho);

01/12- 18h – Escola Municipal Antônio Ermírio (Rua Manoel Mendes Ventura, 457 – Indaiá);

03/12 – 18h – Escola Municipal Vista Linda (Avenida Anchieta, 8619 – Vista linda);

07/12 – 18h - Casa da Cultura (Av. Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada – Centro).