Bertioga é premiada por ações de combate à tuberculose

28 de setembro de 2018

Bertioga é premiada por ações de combate à tuberculose

Bertioga recebeu nesta quinta-feira (27), na Capital, certificado pela qualidade nas ações de controle da Tuberculose. O reconhecimento ocorreu durante o “Fórum Estadual da Tuberculose 2018”, da Secretaria Estadual de Saúde. Foram premiadas as Cidades que apresentaram os melhores indicadores no combate à doença.


Bertioga conquistou 1º lugar em seu grupo (com até 40 casos registrados), e ficou à frente das cidades de Araraquara, Bragança Paulista, Itapetininga, Itapeva, Jandira, Mongaguá, Pindamonhangaba, Poá, Registo, Salto e Ubatuba.


Segundo a diretora de Vigilância em Saúde de Bertioga, Michelle Luís Santos,  conquista do prêmio é reflexo das ações realizadas pelo Município desde 2017, com revisão de protocolos, otimização de processos e cuidado em manter os pacientes em tratamento.


“A busca ativa para que esses pacientes continuem e finalizem o tratamento foi decisiva na conquista do prêmio. É um estímulo para que continuemos firmes com este trabalho e tenhamos o mesmo nível de atendimento que nos premiou com o reconhecimento”.


Essa é a segunda premiação que a Cidade recebe pelo trabalho conta a Tuberculose. Em março, o Município já havia sido premiado pelos bons índices de ações de controle da tuberculose realizados desde 2017, também em cerimônia em São Paulo.


O reconhecimento anterior foi pela realização de testes de detecção de HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em todos os pacientes diagnosticados com tuberculose. Essa medida é importante porque o HIV é um agravante para quem contrai a tuberculose.