Bertioga está entre os municípios da Baixada com menor índice de criminalidade

3 de março de 2016

Bertioga está entre os municípios da Baixada com menor índice de criminalidade

Durante a Operação Verão, no mês de janeiro, Bertioga teve queda significativa nos índices de criminalidade, em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar dos números ainda preocuparem a população, houve uma redução nos casos de roubo, roubo de veículos e furtos. Os dados são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), divulgados na semana passada, que mostra, também, que entre os municípios da Baixada Santista, Bertioga está entre os mais seguros.

Percentualmente, as quedas são mais expressivas em roubos gerais (60%), roubos de veículos (50%) e furtos (67%). Em Bertioga ocorreram 40 ações de roubo em janeiro de 2015 e, no mesmo período, este ano, foram 24; roubos de veículos caíram de 02 para 01 e o número de furtos reduziu de 182 para 122 em janeiro deste ano.

Quanto a homicídio doloso (com intenção de matar) e latrocínio (roubo seguido de morte), o índice foi zero em ambos os períodos. Por outro lado, a quantidade de estupros (zero em janeiro de 2015) e de furtos de veículos (07) subiu para um caso cada.

O aumento do efetivo policial para atuar na Operação Verão este ano é um dos fatores apontado pelo secretário de Segurança e Cidadania do Município, coronel PM Eduardo Silveira Bello para justificar a diminuição significativa de ocorrências na Cidade.

“Graças ao empenho do prefeito Orlandini junto às autoridades de segurança, Bertioga teve sucesso nessa Operação Verão, ficando entre as mais seguras da Baixada Santista. Na temporada nossa população redobra e chegamos a receber, no período, cerca de 500 mil pessoas.Com a Cidade repleta, nossa responsabilidade aumenta, por isso o prefeito não mediu esforços para solicitar reforço das forças de segurança e oferecer o melhor para a população e para as pessoas que visitam a nossa Cidade”, comemora.

O secretário também ressalta a preocupação do prefeito em receber bem o efetivo policial. “Para isso, em parceria com a Secretaria de Educação, por meio de sua equipe de manutenção predial, conseguimos recuperar salas e móveis do Alojamento Municipal José Aparecido Ribeiro, antiga colônia de férias da Prodesan, onde os policiais ficaram instalados até o término do Carnaval”.

Nesta temporada, Bertioga recebeu um reforço de 281 homens, entre policiais militares e civis, Corpo de Bombeiros (salvamento em mar e incêndio), Rodoviária, além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e dos guarda-vidas temporários, contratados pela Prefeitura, por meio de processo seletivo.

“Tivemos uma temporada tranquila e o reforço de policiamento foi fundamental para manter a ordem e a segurança dos munícipes e turistas que visitam a Cidade. Os dados apontados pela Secretaria de Segurança Pública só confirmam o resultado do nosso trabalho. Cada policial que aqui esteve contribui para fazer de nossa Bertioga uma Cidade cada vez mais segura”, ressalta o prefeito Mauro Orlandini.

A mudança de estratégia da Polícia Militar também contribuiu para a queda de criminalidade no Município. Além de colocar soldados em pontos turísticos de grande aglomeração, como orla da praia, locais de shows e atividades esportivas, a corporação também procurou deslocar viaturas para locais críticos, onde é alto o índice de roubos e outros delitos.