Bertioga forma mais 90 pessoas em cursos de geração de emprego e renda

2 de setembro de 2015

Bertioga forma mais 90 pessoas em cursos de geração de emprego e renda

O mercado de trabalho de Bertioga ganhou mais 90 profissionais recém-qualificados como assistentes administrativos, operadores de caixa e soldadores. Os cursos, com duração de dois meses, foram disponibilizados pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), por meio do Programa Estadual de Qualificação (PEQ) e ministrados pelo Instituto de Educação e Tecnologia Vale do Ribeira (Invar). A cerimônia aconteceu no início da noite de segunda-feira (31), no Espaço Cidadão-Centro, e reuniu familiares dos formandos, professores, empresários e autoridades municipais.

Emocionado, o prefeito  parabenizou os formandos pela decisão de buscarem conhecimento e citou uma frase do escritor Richard Bach, do romance Fernão Capelo Gaivota: “vê mais longe a gaivota que voar mais alto”. O livro destaca a importância de se buscar propósitos mais nobres para a vida. “Portanto vê mais alto aquele que vai buscar conhecimento e aprendizado. É preciso acreditar nos sonhos e buscar o que se quer”, afirmou o prefeito.

Sempre com a política de investir em cursos de qualificação profissional, a Prefeitura, tendo à frente a Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, está buscando cada vez mais oportunidades de capacitação para o trabalhador de Bertioga.

Adriana Santos, 34 anos, fez o curso de Assistente Administrativo e mesmo antes de pegar o certificado já estava trabalhando na área, em uma pousada, no bairro Boracéia. “O curso foi fundamental para minha contratação. Estou procurando me especializar nesta área, investindo em capacitação, porque é importante para nosso crescimento profissional”.

Bertioga é um dos municípios cujo índice de frequência de alunos é quase 100%, o que favorece o Município a receber um número maior de cursos. Só este ano já somam cinco cursos de capacitação profissional. No final deste mês, 60 pessoas se formam em mais dois: ‘Eletricista de Autos’ e ‘Atendimento e Recepção’.

Douglas Aparecido Sukumoto, diretor-presidente do Invar, manifestou-se feliz pelo momento e pelo fato de ser muito bem acolhido na Cidade pela Prefeitura e pela comunidade. “Essa evasão quase zero de alunos, só faz com que Bertioga seja agraciada com mais e mais cursos, favorecendo a população, que sempre demonstra interesse em crescer e se capacitar”.

A cozinheira Nilza Mário da Conceição, 36 anos, trabalha em casa de família atualmente, porém, resolveu participar do curso de Operador de Caixa, na expectativa de encontrar uma colocação no mercado de trabalho. “Já deixei currículo em vários comércios e espero em breve ser chamada para uma vaga”.

O mesmo espera Adeilson Lourenço, 48 anos, morador no bairro Indaiá, que recebeu o certificado de soldador. “Eu já havia trabalhado com solda, mas fiz o curso para me aperfeiçoar. Estou disponível para o mercado”, afirma Lourenço, que é mecânico de manutenção industrial e , no momento está desempregado.

O curso de Soldador teve destaque durante as aulas práticas, realizadas no galpão anexo à Secretaria de Educação. Os alunos recuperaram carteiras e bancos usados nas escolas municipais. Por conta disso, o prefeito de Bertioga indicou para que nesses equipamentos sejam afixadas pequenas placas indicando que a recuperação do móveis foi realizada pela primeira turma do curso de Soldador de Bertioga. “Foi uma manifestação de zelo e cuidado com as coisas da Cidade, por isso é preciso ter esse reconhecimento”.

A cerimônia contou também com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda,  do diretor Regional da Sert na Baixada, Armando de Barros, que na ocasião representava o secretário de Estado do Emprego José Luiz Ribeiro, dos vereadores Antônio Rodrigues Filho (vice-presidente da Câmara), Alecrim e Márcia Lia e do empresário, proprietário de uma serralheria em Bertioga, João Batista, que esteve prestigiando o evento, anunciando, na oportunidade, que vai analisar os currículos e contratar um soldador para a sua empresa.