Bertioga ganha pá-carregadeira pelo bom desempenho no ‘Selo Verde Azul’

10 de junho de 2014

Bertioga ganha pá-carregadeira pelo bom desempenho no ‘Selo Verde Azul’

DIC - 06/06/2014

A oficialização do convênio que vai beneficiar Bertioga com uma pá-carregadeira, proveniente do Governo do Estado, aconteceu na quinta-feira (05), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na capital. O prefeito de Bertioga, assinou o documento que autoriza a liberação de verba no valor de R$ 250 mil, que será utilizada para aquisição do equipamento.

Em abril deste ano, o prefeito esteve reunido com o secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, que anunciou a liberação do valor, quando também aconteceu a escolha do equipamento. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) e deve ser utilizado para melhorar a gestão dos resíduos sólidos.

A verba foi concedida para as 50 primeiras cidades do ranking da certificação do Selo Verde Azul. Bertioga ficou em 29º lugar na classificação do programa, que tem como objetivo certificar municípios com bom desempenho em 10 diretivas nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidades sustentáveis, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

O próximo passo será a abertura de um processo de licitação por parte da Prefeitura de Bertioga para aquisição do equipamento, no valor estabelecido pela premiação. A pá-carregadeira será utilizada pela Secretaria de Serviços Urbanos para manejo de resíduos sólidos, na área onde será instalada a usina de gestão de resíduos. A implantação da usina está em fase de conclusão e está localizada onde atualmente funciona o transbordo municipal, no quilômetro 227 da SP-55 (Rodovia Rio-Santos).

A previsão é de que a inauguração aconteça no segundo semestre deste ano.

Para o prefeito de Bertioga, a certificação é o resultado do trabalho de uma gestão pública envolvida e compromissada com as causas ambientais. “É a prova de que Bertioga está no caminho certo e a liberação dessa verba é um importante reconhecimento pelo trabalho da Cidade em prol do meio ambiente o que resulta em qualidade de vida”, comentou o prefeito, satisfeito com a premiação.