Bertioga inicia Outubro Rosa em noite especial

3 de outubro de 2017

Bertioga inicia Outubro Rosa em noite especial

Aconteceu ontem (02) a abertura da campanha ‘Outubro Rosa’. O evento, realizado no Fundo Social de Solidariedade da Cidade, contou com a presença de autoridades, da blogueira Suellen Sartorato, da presidente da Ong Amigas do Peito, Shirley Bezerra, e palestra do médico ginecologista e mastologista Marcello Castigan dos Santos. “A campanha foi feita com muito carinho para nós mulheres, que muitas vezes nos deixamos de lado e colocamos em primeiro lugar filho, casa, marido e trabalho. E essa campanha é para a gente lembrar da importância da prevenção”, diz a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Bertioga.

Durante o evento, o médico Marcello Castigan dos Santos alertou para a importância da mamografia e do autoexame.

Já a blogueira Suellen Sartorato deu dicas de beleza para mulheres em tratamento da doença e envolveu a plateia ensinando a usar lenços de diferentes formas. Ela também alertou para a importância da autoestima no tratamento da doença. “O cabelo da mulher é mega importante. Utilizo o lenço para levar autoestima. É uma fase delicada e difícil. Ela tem que se amar, porque a beleza não é externa, é interna. Então, eu vejo que quanto mais você se ama, mais quer se cuidar. Uma mulher que não está bem, que está em depressão e baixa autoestima, não vai se cuidar”, diz Suellen.

A presidente da Ong Amigas do Peito, Shirley Bezerra lembrou que a prevenção à doença não deve se restringir ao mês de outubro. “Formatei o Ong para ajudar mulheres no combate ao câncer de mama. Tive três cânceres, 18 nódulos embaixo do braço, fui operada cinco vezes. Outubro Rosa não é só para vestir rosa. Outubro rosa é para reforçar a prevenção. Tem que ser lembrado o ano todo. É fazer autoexame, mamografia”, disse.

Conscientização

No mês de outubro, Bertioga terá uma programação especial de conscientização contra o câncer de mama. Durante a semana de 16 e 20 de outubro, das 14 às 16 horas, as cinco Unidades Básicas de Saúde do Município receberão ações de conscientização. O enfermeiro de cada UBS explicará sobre autoexame. A ONG Amigas do Peito doará e ensinará a usar lenços. A técnica de relaxamento Reiki e curso sobre a importância e benefício dos chás oferecido pelo Sesc completam a programação. Na segunda (23), é a vez do Centro de Especialidades Médicas (CEME) receber as atividades.