Bertioga inicia programa Saúde na Escola

19 de outubro de 2017

Bertioga inicia programa Saúde na Escola

O Município aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE), que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos educandos por meio de ações de prevenção e promoção à saúde. A ação é uma parceria das secretarias de Educação e Saúde com o Lions Clube de Bertioga. A atividade inicia nos dias 25 e 27 de outubro, na Escola Municipal Dino Bueno. A previsão é que cerca de 3000 alunos da rede sejam atendidos.

Ações de saúde

Entre as atividades, será realizada uma peça de teatro para conscientizar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, as crianças também terão suas carteirinhas de vacinação atualizadas e receberão aplicação de flúor nos dentes.

A equipe da Atenção Básica também avaliará clinicamente os estudantes, identificando possíveis sinais de doenças. Eles farão a pesagem, medição das crianças e aferição de pressão arterial. Nos casos de alterações na visão, as crianças serão encaminhadas para o serviço de oftalmologista do Município e, na necessidade do uso de óculos, beneficiadas com doação pelo Lions.

Ações de Educação

Os profissionais da Secretaria de Educação ainda promoverão práticas de atividade física. Entre as ações está a promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos e enfrentamento da violência; segurança alimentar e nutricional; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, além dos direitos sexuais e reprodutivos e prevenção de DST/AIDS. Já a equipe do Proerd fará aula sobre prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas.

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 e visa à integração e articulação permanente da educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população e contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O foco é promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.