Bertioga inicia projeto de atividade física para hipertensos e diabéticos

25 de maio de 2026

Bertioga inicia projeto de atividade física para hipertensos e diabéticos

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Bertioga inicia o projeto “Bertioga em Movimento”, voltado a pacientes hipertensos e diabéticos do município. As atividades começam às 8h, na ESF Guaratuba, e às 9h30, na ESF Boraceia. A ação é realizada pelas secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer.


O projeto oferecerá atividades físicas orientadas, como caminhadas, alongamentos e ginástica leve, acompanhadas por profissionais da saúde e da área esportiva. As ações serão planejadas de acordo com as condições clínicas dos participantes, garantindo mais segurança e eficiência durante a prática.


Segundo a secretária de Saúde, Fabiana Paviani, o projeto reforça a importância da prevenção e do acompanhamento contínuo da população, utilizando a prática de atividades físicas como aliada no controle de doenças crônicas e na promoção da qualidade de vida.


As atividades acontecerão de terça a quinta-feira, nos períodos das 8h às 9h e das 9h30 às 10h30, nas unidades das Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Boraceia, Guaratuba, Jardim Vicente de Carvalho, Maitinga, Indaiá e Chácaras.


“O esporte precisa estar presente na rotina das pessoas e integrado às políticas públicas de saúde. O Bertioga em Movimento,mostra como a atividade física, quando acompanhada e acessível, pode transformar hábitos e contribuir diretamente para o bem-estar da população.” destaca o secretário de Esporte e Lazer, Gerson Rodrigues


Confira os dias e horários das atividades:


Terças-feiras

8h às 9h –ESF Guaratuba (Rua Aprovada 863, nº 110)

9h30 às 10h30 – ESF Boraceia (Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº)


Quartas-feiras

8h às 9h – ESF Jardim Vicente de Carvalho (Rua Epiphânio Batista, 637)

9h30 às 10h30 – ESF Central/Maitinga (Rua Alberto Augusto de Andrade – antiga Rua 14 –, s/nº)


Quintas-feiras

8h às 9h – ESF Indaiá (Rua São Francisco do Sul, s/nº)

9h30 às 10h30 – ESF Mirosam/Chácaras (Rua São Gonçalo, s/nº – Vila do Bem)