Bertioga instala Núcleo Gestor para revisão do Plano Diretor

11 de outubro de 2017

Bertioga instala Núcleo Gestor para revisão do Plano Diretor

Bertioga instala Núcleo Gestor para revisão do Plano Diretor

O Município iniciou este mês o processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Bertioga (PDPBERT). Para isso, formalizou a criação do Núcleo Gestor do PD, por meio do Decreto nº 2.843, que institui a comissão de Acompanhamento, e a Portaria nº 503, que nomeou a Comissão Técnica de Revisão. Além disso, o Núcleo poderá contar com assessoria externa para atualização de dados do georreferenciamento e socioeconômicos.

“Esses grupos são os responsáveis por começar as discussões com a sociedade civil e a população, visando à elaboração do conjunto de leis que irá planejar e ordenar o futuro da cidade que queremos ter”, destacou o secretário de Planejamento Urbano.

A Comissão Técnica definirá as etapas de revisão do PD, além da revisão de outras leis interligadas ao Plano Diretor, como a Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Código de Edificações. O objetivo é adaptar a legislação do Município a sua realidade, assim como a outras leis mais recentes, como o Estatuto da Cidade, e, desta forma, apontar as diretrizes de como Bertioga pode crescer nos próximos 10 anos.

A Portaria nº 503 definiu a seguinte composição para a Comissão Técnica: coordenador, José Roberto Rebello (diretor de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura); relator, André Rogério de Santana (diretor de Habitação); e divulgação, Giuliana Bizzarro (coordenadora de Desenvolvimento Urbano). Além destes, há um titular e um suplente das 11 secretarias que compõem a estrutura administrativa do Poder Executivo. Para conferir toda a composição do grupo acesse a página 31 do BOM nº 801, de 07 de outubro de 2017, no site www.bertioga.sp.gov.br.

Comissão de Acompanhamento do Plano Diretor

O Decreto nº 2.843 traz nova estrutura para a formação da Comissão de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo do Município de Bertioga. O documento amplia a participação popular, estendendo de 18 para 26 membros, entre representantes do Poder Público e da sociedade civil.

A comissão tratará da realização de audiências públicas, oficinas de capacitação, além de estabelecer e acompanhar todas as etapas de elaboração desta legislação.

O grupo será composto por representantes da Prefeitura, Legislativo, Governo Estadual e Federal, além da sociedade civil (institucional, segmentos e por regiões da Cidade).

A Comissão de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo será composta por 12 membros do Poder Público (sete do Executivo, três do Legislativo, um do Governo Estadual e um do Federal) e 14 membros da sociedade civil (duas instituições, oito representantes de entidades e organizações e quatro moradores por regiões da Cidade, sendo um por cada área).

Sociedade Civil

As entidades, organizações representativas e os cidadãos que quiserem participar da Comissão de Acompanhamento do PD podem se inscrever no prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 a contar da data de publicação do Decreto, que aconteceu no último dia 07. Esse cadastro pode ser feito na Prefeitura, localizada à Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro, de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Sala do Plano Diretor, na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Para ter mais informações sobre a Comissão de Acompanhamento, veja o texto na íntegra do Decreto, nas páginas 25, 26 e 27 do BOM nº 801, de 07 de outubro de 2017, no site www.bertioga.sp.gov.br.

Os nomes da Comissão de Acompanhamento serão definidos durante a primeira reunião ordinária do grupo, que ocorrerá em data a ser divulgada no Boletim Oficial do Município após o encerramento dessas inscrições.

O secretário de Planejamento Urbano afirmou que o processo de revisão está numa fase preliminar de capacitação da sociedade civil e população. “Essa etapa é fundamental, porque definirá uma representatividade que acompanhará todo o processo”, explica.

Plano Diretor

O processo de revisão do PD é obrigatório para atender ao Estatuto das Cidades, que é uma legislação federal que determina a revisão dessa lei municipal a cada 10 anos.

O Plano Diretor de Bertioga é de 1998 e não contempla diversos instrumentos legais já consolidados, que impactam, por exemplo, nas ações destinadas à regularização fundiária, moradia popular, uso e ocupação do solo, expansão da área urbana, investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, atividades comerciais, além dos serviços públicos como saúde e educação.

A Constituição define o PD como instrumento básico da política urbana, sendo obrigatório para cidades acima de 20 mil habitantes.

Plano Diretor tem primeiras rodas de conversas nos bairros

A Prefeitura realizará Rodas de Conversa em todas as regiões do Município e também um Seminário que contará com a parceria da OAB, Associação dos Engenheiros, AGEM e CDL, trazendo profissionais para falar do Plano Diretor sobre diferentes aspectos. As ações acontecem entre o dia 23 de outubro e 29 de novembro. A intenção é levar informações sobre a revisão e a importância do Plano Diretor para aqueles que têm interesse em participar da comissão e para a população em geral. “A Comissão Técnica em conjunto com uma assessoria externa especializada definirá as etapas de revisão que serão acompanhadas e aprovadas pela Comissão de Acompanhamento. O processo se inicia com a atualização do diagnóstico geral do Município e prossegue com a leitura temática da Cidade. Segue com as audiências públicas devolutivas e preparação do projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Municipal”, informou o secretário.