Especial 25 anos - Investimento em Educação gera mais vagas em creches

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Investimento em Educação gera mais vagas em creches

A Educação em Bertioga vem recebendo grandes investimentos, que estão fazendo a diferença na qualidade do ensino público e mantendo os índices educacionais em evolução. Ao completar 25 anos de emancipação, o Município tem muito que comemorar, na área de Educação, com a construção de novas creches e escolas entre outros equipamentos de suporte – a exemplo do sistema de apostilamento da Opet, iniciativa implantada no ano de 2010, visando padronizar e oferecer uma educação de qualidade para todos os alunos da rede, que hoje somam mais de oito mil..

Bertioga ganhará dois equipamentos, que chegam para suprir a demanda de vagas em creche: Os Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neim) Centro e Maitinga.  O Neim Centro já está em construção, com mais de 80% da obra concluída. A unidade, localizada em uma área na Rua Luiz Pereira de Campos, ao lado do Paço Municipal, terá capacidade para atender a 150 crianças com idades de zero a 04 anos.

Já o Neim Maitinga está em fase de elaboração de edital que, a contar de abril, será concluído em 90 dias. A unidade, também terá capacidade para atender a 150 crianças de 0 a 04 anos e será construída em um terreno na Rua Miguel Seiad Bichir, esquina com a Rua Antônio Francisco Barbosa.

Ambos os equipamentos estão sendo viabilizados com recursos provenientes de convênio, por meio do Programa Creche-Escola, do Governo do Estado e somam investimentos de pouco mais de R$ 3,2 milhões. A contrapartida da Prefeitura é a disponibilização dos terrenos com toda a documentação. Por meio do convênio, a municipalidade ainda será beneficiada com 10% do valor para despesas de custeio de implantação para aquisição de equipamentos e materiais para as unidades.

A disponibilização de mais vagas em creches demonstra o esforço do prefeito Mauro Orlandini, que assumiu o compromisso de investir na educação. “Além de atender à demanda de vagas, estamos também gerando oportunidades às mães de integrarem no mercado de trabalho, sem se preocupar onde e com quem deixar seus filhos”, afirma o prefeito.

Bertioga também construiu, recentemente, duas novas escolas: A unidade de Educação Infantil Oswaldo Justo, localizada no bairro Vista Linda, que já iniciou as atividades e que está atendendo cerca de 200 crianças, com idades entre 1 e 4 anos. A escola fica na Avenida Engenheiro e Arquiteto Eduardo Correia da Costa Júnior, esquina com a Rua Alexandre Mariani.

A outra unidade escolar e que também está em pleno funcionamento é a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no Bairro Chácaras, que representou um salto no número de vagas e na qualidade da educação no Município. A Emeif Chácaras, que tem capacidade para atender a 540 crianças, com idades de 06 a 11 anos, substituiu dois imóveis que abrigavam a Emeif (Fazendinha) e as classes vinculadas.

Quadras

A importância do lazer e do esporte no dia a dia da população também é reconhecida pela Prefeitura, que se propõe constantemente a zelar por uma infraestrutura adequada para atender a essas demandas. Nesse sentido, a atenção no momento se volta à execução de duas importantes obras de quadras poliesportivas em duas escolas municipais: Boracéia e José de Oliveira Santos, no Rio da Praia, que desabou em 2013, por conta de um vendaval.

As novas quadras, cujas obras estão em andamento, vai disponibilizar para a população um espaço para a prática de diversas modalidades esportivas, entre elas futebol, vôlei e handebol. A construção desses espaços faz parte dos investimentos em infraestrutura, que a Prefeitura está realizando, voltado à área de Educação.