Bertioga já produz, em média, 18 toneladas de resíduos recicláveis por mês

28 de agosto de 2015

Bertioga já produz, em média, 18 toneladas de resíduos recicláveis por mês

A coleta seletiva, implantada em Bertioga em dezembro de 2011, está evoluindo mês a mês. A Cidade gera, em média, meia tonelada de resíduos recicláveis, em dias normais, chegando a uma tonelada na alta temporada. A média de reciclagem, por mês, de janeiro a julho deste ano já está em torno de 18 toneladas.

A evolução deve-se, sobretudo, à ampliação da coleta porta a porta nos bairros do Município, que começou pela região central, em maio de 2012 e hoje contempla também os bairros Maitinga e Indaiá; além das ações de conscientização, que resultaram no envolvimento da população na cultura de reciclagem.

Conforme explica o chefe de Setor de Resíduos, Raimundo Nonato da Silva Amaral, o material recolhido é transportado para o galpão da Cooperativa de Reciclagem de Sucatas União Bertioga (Coopersubert), que funciona no Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos Sólidos, localizado no Km 227, da SP-55 (Rodovia Rio Santos).

De todo material que chega à Cooperativa para ser triado, 30% é rejeito (resíduos que não são recicláveis e nem compostáveis), explica Amaral, que são descartados pela cooperativa, que conta com 25 cooperados cadastrados. Atualmente, nove trabalhadores estão fazendo a triagem e já contam com um rendimento mensal que chega a R$ 957,00.

Para a secretária de Meio Ambiente, a Prefeitura vem se aperfeiçoando cada vez mais, mostrando à população que a coleta seletiva de material reciclável só traz vantagens para o Município, tendo em vista que, além de gerar emprego e economia, ajuda o meio ambiente, já que o reaproveitamento do resíduo reciclável resulta na diminuição da poluição do solo, prolonga a vida útil de aterros sanitários, ajuda na limpeza da Cidade e gera frentes de trabalho.

Ampliação dos serviços

A coleta seletiva porta a porta em Bertioga foi ampliada aos bairros. Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também ampliou os Locais de Entrega Voluntária (LEVs), disponibilizados em 45 pontos da Cidade, em estabelecimentos comerciais e repartições públicas onde são colocadas estruturas de ferro com um recipiente para coletar os resíduos, chamados de ecobag.

Para intensificar o serviço, a Secretaria implantou ainda, a coleta seletiva porta a porta, que começou pelo Centro (do Albatroz até a localidade conhecida como Jardim Veleiros), todas as quartas-feiras. Hoje, a coleta porta a porta já atende o Maitinga/Rio da Praia, às segundas-feiras; e Indaiá, às quintas-feiras. O serviço atende aos bairros das 7h30 às 12 horas.

Para que o coletor possa identificar o que é lixo reciclável e lixo úmido, a Prefeitura orienta o munícipe a colocar o material (garrafas pet, alumínio, plástico, latas, papel, vidro, entre outros) em sacos plásticos identificados com fitas coloridas e colocar em local separado do lixo úmido, preferencialmente encostados no muro das residências

A Secretaria de Meio Ambiente também atende toda solicitação de munícipes que necessitam o recolhimento de resíduos recicláveis de grande volume, onde a coleta porta a porta não passa e onde não há ponto de Levs. Para agendar é só ligar para o telefone 3317-4599.

Confira os Locais de Entrega Voluntária (Levs) no Município acessando o site www.bertioga.sp.gov.br/lixoutil.