Bertioga lança programa ‘Remédio em casa’

12 de maio de 2023

Bertioga lança programa ‘Remédio em casa’

Dando mais um passo importante na saúde de Bertioga, nesta semana, a Prefeitura lançou o programa “Remédio em Casa”, que consiste na entrega domiciliar de medicamentos para doenças crônicas, em quantidades suficientes para o período de 90 dias.

Inicialmente, o programa tem como público alvo pessoas idosas acima de 60 anos e que atendam aos critérios de inclusão, que são: moradores de Bertioga, pacientes com doenças crônicas, pacientes com sua doença controlada e estável, pessoas em acompanhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e pacientes com deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com os CIDs.

Primeira atendida pelo programa, Maria da Glória Almeida Nascimento contou como será ajudada em sua rotina, já que não precisará deixar seu marido sozinho para buscar medicamentos. “Está ajudando bastante, antes era muito difícil, já que eu precisava deixar ele sozinho para buscar o remédio. Agora vai ficar mais fácil.", salientou.

O “Remédio em Casa” tem o objetivo de estabelecer vínculo da assistência farmacêutica (e seus profissionais) com os pacientes e toda equipe da unidade básica de saúde, além de contribuir positivamente no acompanhamento às pessoas com doenças crônicas.

O prefeito Caio Matheus reforçou a importância deste projeto e relembrou que não é de hoje que vem trabalhando para melhorar a saúde da Cidade. "O 'Remédio em Casa' vem para somar com o 'Melhor em Casa', outro importante programa de saúde, que realiza atendimento médico domiciliar. O objetivo é facilitar o acesso aos medicamentos e garantir mais comodidade aos pacientes e seus cuidadores”, salientou.

CONFIRA OS MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS NO PROGRAMA:

Ácido Acetilsalicílico 100 mg;
Anlodipino 5 mg;
Atenolol 50 mg;
Captopril 25 mg;
Enalapril 10 mg;
Furosemida 40 mg;
Glibenclamida 5 mg;
Gliclazida 30 mg;
Hidroclorotiazida 25 mg;
Levotiroxina 25 mcg, 50 mcg e 100 mcg;
Losartana 50 mg;
Metformina 850 mg;
Nifedipino 20 mg;
Propranolol 40 mg;
Sinvastatina 20 mg e 40 mg.