Bertioga mais que dobra o efetivo da segurança com a posse de 100 novos GCMs

28 de março de 2024

Bertioga mais que dobra o efetivo da segurança com a posse de 100 novos GCMs

Iniciam nessa quinta-feira (28), a operação dos 100 novos Guardas Civis Municipais de Bertioga. Após solenidade ecumênica de posse, celebrada publicamente, a Secretaria de Segurança e Mobilidade informou que foram dadas às instruções e escalas aos novos agentes, que a partir de hoje assumem patrulhas.

O novo contingente é composto por 79 homens e 21 mulheres, aprovados através de concurso público e treinamento com carga de 544h obrigatórias.

Com a integração dos novos servidores, Bertioga passa a ter a maior Guarda Civil Municipal armada por número de habitantes da Baixada Santista. Na nova fase, com o aumento de 120% do efetivo, o setor também ganha 10 novas viaturas zero quilômetros e a ampliação na segurança das praias. Com 4 novos quadriciclos a disposição da corporação, a Pasta divulgou que a GCM também realizará patrulhamento nas faixas de areia.

DESTACAMENTOS

Segundo a secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, o próximo passo é especializar os agentes para criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Guardiã Patrulha Maria da Penha. “Temos convênio firmado com o Ministério Público para qualificar a Maria da Penha e iremos buscar isso. É algo que o prefeito Caio Matheus incentiva desde o início do concurso”, destacou a Chefe da Pasta.

A principal função da Romu é apoiar às demais viaturas em ocorrências, inclusive no apoio às policias estaduais. A patrulha também atende locais de difícil acesso com grande concentração de pessoas, invasão de áreas e operações integradas com outros órgãos públicos. Enquanto a Maria da Penha, realiza visitas e monitoramento de mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva expedida. O trabalho será realizado com sistema integrado, onde um alarme irá disparar dentro da Central, quando a vítima realizar o acionamento.

A população também pode acionar a Guarda em casos de denúncias, suspeitas e\ou emergências relacionadas à segurança através do telefone 153, que funciona 24 horas.