Bertioga marca presença no 29º Ciclo de Debates do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

23 de maio de 2025

Bertioga marca presença no 29º Ciclo de Debates do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Nesta quinta-feira (22), Bertioga participou do 29º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Realizado em Praia Grande, o encontro reuniu representantes dos 16 municípios pertencentes à Unidade Regional de Santos (UR-20), incluindo sete prefeitos, quatro presidentes de câmaras, vereadores, servidores e representantes da sociedade civil.

Antes da abertura oficial, o prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares, participou de uma reunião com o presidente do TCESP, Conselheiro Antônio Roque Citadini, membros do Colegiado, diretores e equipe técnica. O encontro teve como pauta principal demandas exclusivas e de interesse direto da população de Bertioga.

A comitiva de Bertioga, composta por mais de 30 servidores municipais, teve sua participação destacada publicamente na abertura do evento pelo Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli, reforçando o comprometimento da cidade com a qualificação da gestão pública.

Durante o Ciclo de Debates, foram abordados temas essenciais para a administração municipal, como: cuidados na gestão pública, ações de fiscalização do Tribunal de Contas, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), contratações com o Terceiro Setor, Nova Lei de Licitações, planejamento e controle interno e assuntos relacionados às Câmaras Municipais.

Bertioga tem participado ativamente do Ciclo de Debates nos últimos anos e, segundo a Controladora do Município, Adriana Santana Cardoso, o crescimento da representatividade da cidade no evento é fruto de um trabalho contínuo de organização, articulação institucional e valorização da formação técnica da equipe de gestão.

Promovido em todas as regionais do Estado, o Ciclo de Debates é uma das principais estratégias do TCESP para promover o diálogo direto e qualificado com os gestores públicos municipais, além de aproximar fisicamente os órgãos jurisdicionados das ações pedagógicas e fiscalizatórias do Tribunal.