22 de junho de 2026
Bertioga na vanguarda do clima: secretaria de Meio Ambiente participa de seminário estratégico sobre economia circular e descarbonização
A agenda climática de Bertioga avançou mais um capítulo fundamental na último quinta-feira (18). Demonstrando o protagonismo do município na busca por um futuro sustentável, a equipe técnica da secretaria de Meio Ambiente marcou presença no Seminário “Economia Circular Para Descarbonização”, uma realização do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.
O evento foi promovido pelos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) Circula e Cidades Carbono Neutro, organizações que promovem a integração de esforços conjuntos no fortalecimento da sustentabilidade aplicada, alinhando o diálogo entre ciência, políticas públicas e soluções práticas às diferentes realidades territoriais frente aos desafios climáticos contemporâneos.
Além da participação de pesquisadores, de agentes do setor produtivo, gestores públicos e demais atores estratégicos, os representantes do Meio Ambiente de Bertioga marcaram presença na ocasião, atualmente envolvidos nas ações de economia circular, gestão de resíduos e ações de adaptação e resiliência climática do Município, contribuindo com a busca por soluções cada vez mais viáveis, tecnológicas e inovadoras.
Essas ações buscam concretizar as diretrizes das políticas públicas em construção no Município, em consonância com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a Política de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas de Bertioga. A ação reforça o compromisso do Município no enfrentamento ao clima, respaldado pelo pioneirismo do Decreto Municipal nº 5.144/2026, que reconhece oficialmente a emergência climática global.
O evento foi promovido pelos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) Circula e Cidades Carbono Neutro, organizações que promovem a integração de esforços conjuntos no fortalecimento da sustentabilidade aplicada, alinhando o diálogo entre ciência, políticas públicas e soluções práticas às diferentes realidades territoriais frente aos desafios climáticos contemporâneos.
Além da participação de pesquisadores, de agentes do setor produtivo, gestores públicos e demais atores estratégicos, os representantes do Meio Ambiente de Bertioga marcaram presença na ocasião, atualmente envolvidos nas ações de economia circular, gestão de resíduos e ações de adaptação e resiliência climática do Município, contribuindo com a busca por soluções cada vez mais viáveis, tecnológicas e inovadoras.
Essas ações buscam concretizar as diretrizes das políticas públicas em construção no Município, em consonância com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a Política de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas de Bertioga. A ação reforça o compromisso do Município no enfrentamento ao clima, respaldado pelo pioneirismo do Decreto Municipal nº 5.144/2026, que reconhece oficialmente a emergência climática global.