Bertioga oferece atendimento especializado às gestantes com suspeita ou infectadas pela Covid-19

2 de junho de 2021

As gestantes merecem atenção especial, pois cuidar delas é cuidar de duas vidas ao mesmo tempo; e a Prefeitura de Bertioga sempre teve o olhar especial para a saúde das grávidas, principalmente para as que passam por gestação de risco. Neste momento de pandemia do coronavírus não poderia ser diferente, por isso, a gestão municipal implantou um ambulatório no Centro Especializado em Saúde da Mulher para acompanhar as gestantes com sintomas ou com positivo para Covid-19.

As gestantes com suspeita de covid e com síndrome gripal que apresentam pelo menos dois sintomas, como coriza, febre, falta de paladar ou dor de cabeça, recebem atendimento imediato nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) para realizar o teste rápido para detectar o vírus. No caso de resultado positivo, é realizado agendamento para que a paciente receba atendimento no Centro Especializado em Saúde da Mulher e sejam feitos exames necessários e o médico avalie o bebê. Essas mulheres também serão monitoradas a cada 48 horas, conforme o quadro clínico.

De acordo com a secretária de Saúde, o objetivo deste cuidado especial é obter um diagnóstico precoce e reduzir a mortalidade materna no Município. “A equipe médica monitora estas pacientes para evitar casos graves da doença, internação e principalmente óbito”, explica.