Bertioga oferece curso gratuito de Zeladoria do Patrimônio Cultural

11 de março de 2020

Bertioga oferece curso gratuito de Zeladoria do Patrimônio Cultural

Nos próximos dias 02 e 03 de abril, o Forte São João recebe oficina gratuita de Zeladoria do Patrimônio Cultural. Os interessados podem se inscrever entre 27 e 28 de março, das 9 às 16 horas, na Casa da Cultura, localizada na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro. É necessário levar o documento de identidade.

Aberto ao público em geral e aos funcionários que trabalharão na reforma do Forte São João, o curso será ministrado pelo Estúdio Sarasá. A empresa é responsável pela conservação e restauração de importantes construções históricas do país, como o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

A oficina terá atividades teóricas e práticas, com duração de 24 horas. Os participantes aprenderão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, além de técnicas de coberturas e pinturas tradicionais a cal, material apropriado para edificações históricas.

REFORMA

Para receber a nova exposição permanente que será inaugurada em maio, o Forte São João receberá diversas melhorias e estará fechado para visitação durante o mês de abril. As benfeitorias incluem pintura à base de cal virgem, além de alinhamento do telhado colonial e substituição de portas e janelas. Os trabalhos serão executados por mão-de-obra qualificada para garantir a preservação do mais importante cartão-postal de Bertioga.

Para melhorar a acessibilidade, o projeto prevê a instalação de um elevador na plataforma externa, onde estão localizados os canhões e as guaritas. Assim, a vista do Canal da Enseada também poderá ser apreciada por deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

CANDIDATURA

As ações fazem parte da candidatura do Forte São João a Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que deve ser oficializada em 2021.

O Forte São João e a Fortaleza da Barra Grande de Guarujá representam São Paulo na candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial, que inclui 19 monumentos em dez estados do país.

A inclusão do Forte nesta lista reconhece a importância única da fortificação para o mundo, criando um compromisso internacional para garantir a sua preservação

Serviço:

Forte São João – Av. Vicente de Carvalho, s/n, Centro.