Bertioga participa de campanha de vacinação contra a febre amarela

16 de janeiro de 2018

Bertioga participa de campanha de vacinação contra a febre amarela

Bertioga faz parte da campanha de vacinação preventiva contra a febre amarela na região. As atividades ocorrerão entre os dias 29 de janeiro e 17 de fevereiro. As cinco Unidades Básicas de Saúde da Cidade atuarão como postos de vacinação, das 9 às 16 horas, de segunda a sexta. A meta estipulada para o Município é vacinar 46 mil pessoas.

Além disso, os sábados (03 e 17 de fevereiro) são considerados os dias "D" da campanha. Nestas datas, também participam como locais de vacinação a sede da Vigilância Epidemiológica, no Centro, e a Escola Municipal Chácara Vista Linda, das 8 às 17 horas.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Michelle Luís Santos, essa é uma “ação preventiva, pois não há casos de febre amarela na região da Baixada Santista, tampouco macacos mortos pela doença. A população pode ir receber a vacina com tranquilidade, não existe motivo para pânico”.

Até o início da campanha, a Secretaria de Saúde de Bertioga manterá o esquema de vacinação nas UBSs, imunizando quem for viajar para o exterior e áreas de risco.

Em razão da maior procura pela vacina, o número de imunizados cresceu consideravelmente. Entretanto, só deve tomar a vacina quem for viajar. Como comparativo, em novembro do ano passado, foram vacinadas 89 pessoas e, em dezembro, 84. Em janeiro, até o dia 12, foram 229.

Mas fique atento, porque há critérios para ser imunizado (confira a lista para quem NÃO pode ser vacinado, no final desta matéria).

Onde tomar a vacina durante a campanha

Nas Unidades Básicas de Saúde, entre os dias 29 de janeiro e 17 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

UBS Boraceia – Rua Mário Schemberg, s/nº, Boracéia
UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº, Indaiá
UBS Vista Linda – Rua José Carlos Pace, s/nº, Vista Linda
UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga
UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho

Nos dias ‘D’ da campanha, os sábados 3 e 24 de fevereiro, além das UBSs, a Vigilância Epidemiológica (Rua Jorge Ferreira, 60, Centro) e a E.M. Chácara Vista Linda, a “Fazendinha” (Estrada 4, 301, Bairro Chácaras) , também serão postos, das 8 às 17 horas.

Onde tomar a vacina antes do início da campanha?

UBS Boracéia: Segunda-feira, das 9 às 12 horas.

UBS Vista Linda: Terça-feira, das 13 às 16 horas.

UBS Central: Quarta-feira, das 11 às 15 horas.

UBS Indaiá: Quinta-feira, das 9 às 13 horas.

UBS Jardim Vicente de Carvalho: Sexta-feira, das 13 às 16 horas

Alerta

Segundo balanço da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, houve 21 mortes por febre amarela no estado até a última sexta-feira (12). Por isso, o Governo decidiu ampliar a vacinação para todo o Estado no início do mês de fevereiro. As equipes de saúde do Município receberão capacitação nos dias 17 e 18 deste mês.

Confira quem NÃO pode tomar a vacina

- Quem já tomou a vacina;

- Crianças menores de 9 meses;

- Gestantes;

- Mulheres que amamentam bebês de até 6 meses de vida;

- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, com câncer, infectados pelo HIV, em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e pacientes submetidos a transplantes de órgãos.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou esses são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

A doença é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado.

Macacos não transmitem febre amarela

Mesmo após diversos esclarecimentos do Ministério da Saúde, a dúvida da população se o macaco pode transmitir ou não febre amarela, ainda permanece na cabeça de milhares de pessoas. Contudo, a população pode ficar tranquila, porque o macaco não transmite febre amarela; o animal apenas é vítima dos mosquitos das espécies Haemagogus e Sabethes, responsáveis pela febre amarela silvestre (FAS), portanto, esse primata não transmite a doença para os humanos. Os bichos com essa enfermidade alertam sobre a aproximação da doença na região.