Bertioga promove ações de combate à tuberculose durante o mês de março

12 de março de 2024

Bertioga promove ações de combate à tuberculose durante o mês de março

Durante o mês de luta contra a tuberculose, a Prefeitura de Bertioga preparou uma programação especial para a prevenção e combate à doença. A ação começa nesta quinta-feira (14), das 9h às 15h, na Clínica Vale Vida, no bairro Caiubura. As atividades seguem até 28 de março, em diferentes horários e locais. Serão realizadas ações educativas e coleta de escarro para identificar e orientar pessoas com sintomas.

A programação volta a acontecer no dia 18 de março, das 9h às 15h, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Boraceia e Guaratuba. No dia seguinte, 19, no mesmo horário, a atividade acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mirosan, no Bairro Chácaras. No dia 22, das 17h às 21h, a ação será realizada no Conjunto Habitacional Caminho das Árvores, no Jardim Raphael.

No dia 25 de março, das 17h às 21h, as coletas e explicações ocorrerão na Rua Sebastião Barbosa, 36, no Indaiá. Encerrando a programação, no dia 28, das 9h às 15h, a ação acontece na Escola Oficina da Beleza, na Avenida Anchieta, 478.

Em caso de diagnósticos positivos, os pacientes são encaminhados para tratamento, que é realizado no Centro de Infectologia Bertioguense (Cibe), localizado na Rua Antônio Rodrigues de Almeida, 492, Centro.

Cibe
O Cibe também abriga o Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais e o Programa Municipal de Hanseníase, oferecendo tratamento para pacientes portadores das doenças, realizando busca ativa dos sintomáticos respiratórios e contatos dos portadores, atuando também no eixo da prevenção com campanhas de orientação dos profissionais de saúde e da população em geral.