Bertioga promove visitas de gestantes à maternidade do Município

12 de maio de 2023

Bertioga promove visitas de gestantes à maternidade do Município

Buscando garantir a tranquilidade das futuras mães bertioguenses, neste mês, a Prefeitura de Bertioga e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do Hospital Municipal, iniciaram visitas monitoradas das gestantes à Unidade.

Durante as visitas, as gestantes recebem orientações sobre o trabalho de parto e esclarecimentos sobre os direitos da mãe, do bebê e do pai. Além de informações sobre os exames que devem ser realizados na criança logo após o parto, tempo de permanência hospitalar e os métodos não farmacológicos para alívio da dor.

A ação acontece semanalmente, com grupos formados por cerca de quatro mães e parceiros que, acompanhados de uma enfermeira obstetra, visitando a estrutura da maternidade e serviços oferecidos. As gestantes fazem o roteiro que será percorrido no dia do nascimento do bebê, conhecem a estrutura dos quartos da maternidade e salas do centro obstétrico e orientam sobre a importância de conhecer a maternidade antes do parto.

As pacientes também recebem dicas sobre aleitamento materno, e uma lista de itens importantes para mãe e criança antes e depois do parto.

A visita atende também a proposta da Rede Cegonha, um projeto do Ministério da Saúde que tem como objetivo incentivar ao parto normal e reduzir os índices de cesariana no país.