Bertioga realiza 5ª Leitura Comunitária sobre Plano Diretor

16 de abril de 2018

Bertioga realiza 5ª Leitura Comunitária sobre Plano Diretor

Neste sábado, dia 14, a Leitura Comunitária do Plano Diretor Participativo de Bertioga foi realizada no bairro Chácaras e contou com expressiva participação popular. Cerca de 100 moradores estiveram na Escola Municipal Maria Lúcia Soares para dar sua opinião e sugestões sobre o futuro da Cidade e como ele deve ser construído.

Ao todo, são 10 encontros, abordando temas como infraestrutura urbana, saúde, educação, saneamento básico, habitação, entre outros. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano de Bertioga, Luiz Alcino de Carvalho, o objetivo é manter contato direto com a comunidade local e conhecer seus problemas diários.

“Esta etapa do processo de revisão tem a finalidade de identificar os problemas, potenciais, as lógicas e atores institucionais e populares voltados ao projeto de desenvolvimento econômico da Cidade. Ela ajuda a entender o Município pela comparação de dados e informações socioeconômicas, culturais, ambientais e de infraestrutura. Das trocas de informações surgirão as propostas e material de base para as diretrizes do Plano Diretor”, afirma.

A ação faz parte do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Bertioga (PDPBERT), que iniciou ano passado, com a formalização do Núcleo Gestor, nomeação da Comissão Técnica de Revisão e, em fevereiro deste ano, a eleição da Comissão de Acompanhamento. A Prefeitura de Bertioga também está realizando rodas de conversas para serem multiplicadoras do projeto, capacitação das professoras da rede municipal de ensino. Dentre os próximos passos da revisão do plano, está a elaboração do projeto de lei do PD, audiências devolutivas e pré-conferências, além do envio do PL para a Câmara.

Para mais informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor, o cidadão pode comparecer pessoalmente à Prefeitura, na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro, de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Sala do Plano Diretor ou acessar o site www.bertioga.sp.gov.br/planodiretor.

Confira as próximas datas das leituras comunitárias nos bairros:

05 de maio – 10 horas – Indaiá – local: EM José Ermírio de Moraes (Endereço: Rua Victorio Guidolin s/ nº)
12 de maio – 10 horas – São Lourenço – local: EM Profª Miriam de Assis (Endereço: AV. Engenheiro Durval Gago Lourenço, s/nº)
26 de maio – 10 horas – Guaratuba – local: EM José Carlos Buzinaro (Praça A, nº. 15 – Quadra A Praia de Guaratuba)
09 de junho – 10 horas – Boraceia – local: EM Boraceia (Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor nº. 295)