Bertioga realiza 8º Semana do Meio Ambiente com atividades diversificadas

13 de maio de 2016

Bertioga realiza 8º Semana do Meio Ambiente com atividades diversificadas

Nos próximos dias 03, 04 e 05 serão realizados a III Celebração a São José de Anchieta e o III Festival da Mata Atlântica, integrando cultura, arte e conservação da Mata Atlântica. As atividades estão previstas nas celebrações da 8ª Semana de Meio Ambiente de Bertioga, cuja programação vai acontecer entre os dias 01 e 06 de junho.

A realização é da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Diretoria de Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundação Florestal, Instituto Ecofuturo, Fazenda Acaraú, Sesc Bertioga e Instituto Auá.

A terceira edição do Festival da Mata Atlântica – evento que integra o programa Quintais da Mata Atlântica, desenvolvido pelo Viveiro Municipal de Plantas ‘Seo’ Leo, traz novidades este ano. O fruto que vem sendo trabalhado para geração de renda dentro do programa, além do cambuci e juçara, é a pimenta rosa, espécie de arbórea aroeira, nativa da restinga com ocorrências em várias formações florestais em especial no jundu – um importante e desconhecido ecossistema presente no Município.

O festival, que será realizado no Parque dos Tupiniquins, visa formar quintais produtivos por meio da valorização dos frutos nativos, a partir da geração de renda.

Para o local foram formatados diversos espaços que visam abrigar diferentes atividades previstas na programação como ‘Oca Educativa’, que fará uma releitura da Carta de são Vicente, escrita por São José de Anchieta, que descreve a biodiversidade da região, além de doação de mudas de frutíferas nativas e plantão de esclarecimento de dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para pequenos proprietários; “Oca Gastronômica’ – espaço de interação entre visitantes e produtores de frutos nativos, com degustação e venda de sabores da Mata Atlântica e ‘Oca de Arte’, com venda de artesanatos locais.

Homenagens a São José de Anchieta

Para comemorar o terceiro ano da canonização de São José de Anchieta, que este ano integrará  a programação da 8ª Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Bertioga, em parceria com a Prefeitura de Guarujá e a Paróquia São João Batista de Bertioga, realizará dois  dias de celebrações: 04 e 05 de junho, que vão envolver toda a comunidade em atividades que representam a passagem do Padre Anchieta pela região – em especial, Bertioga e Guarujá.

A relíquia de Anchieta – um pedaço do osso (fêmur esquerdo) do santo chegará ao Município no dia 04, às 10 horas, quando serão realizadas as bênçãos aos fieis. A relíquia será trazida até o Forte São João, de barco, saindo da Ermida de Santo Antônio do Guaibê (Guarujá). No Parque, as autoridades e comunidade recepcionarão o relicário que ficará exposto na Paróquia São João Batista.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente

DIA

PERÍODO

01/jun

QUARTA

Aniversário do Viveiro de Plantas  “Seo” Leo

19h

Audiência pública na região norte do Plano Municipal de Gestão  Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) Espaço Cidadão -Boraceia

02/jun

QUINTA

19h

Audiência pública na região central do Plano Municipal de Gestão  Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Bertioga – Espaço Cidadão-Centro

03/jun

SEXTA

19h

Abertura do Festival da Mata Atlântica.

20h

Show da banda Atividade Caiçara e intervenções circenses com Circo da Praia.

04/jun

SABADO

10h

Abertura solene das homenagens a São José de Anchieta (chegada da relíquia e teatro dos poemas de São José de Anchieta na areia) e abertura das atividades do Festival da Mata Atlântica.

14h - 16h

Barco escola - roteiro das ações de São José de Anchieta na região do Canal de Bertioga.

16h

Oficina – Mata Atlântica como ambiente de aprendizado

18h

Roda de Conversa - Conhecendo os programas sócio- ambientais do parque estaduais e RPPNs de Bertioga.

20h

Show com Wilson Teixeira   – parceria com Sesc Bertioga.

05/jun

DOMINGO

9h

Circuito Itaguaré acessível – Parque Estadual Restinga de Bertioga – Fundação Florestal

10h

Abertura das atividades do Festival da Mata Atlântica.

10h - 12h

Barco escola - roteiro das ações de São José de Anchieta na região do canal de Bertioga.

11h

Teatro Infantil – Aimirim e a Terra Sem Mal – Cia Patética - parceria com Sesc Bertioga.

14 - 16h

16h

Aula show - Culinária com cambuci, juçara e pimenta rosa – parceria com Sesc Bertioga.

17h

Realização da dança circular da mata atlântica e encerramento do festival da Mata Atlântica.

19:30h

Missa em homenagem a São José de Anchieta seguida da reprodução do Milagre das Luzes – Igreja São João Batista.

20:30h

Reprodução do Milagre das Luzes de São José de Anchieta – Canal de Bertioga.

06/jun

SEGUNDA

19h

Audiência pública na região média (Vista Linda) do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Bertioga – Emei Oswaldo Justo .

07/jun

TERÇO

10h e 15h Realização da correte verde com plantios simultâneos de frutos nativos da mata atlântica nas unidades escolares da rede municipal de ensino.