Bertioga realiza campanha de prevenção e combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes

10 de maio de 2024

A equipe de psicologia escolar da Prefeitura de Bertioga realizou, na quarta (8) e quinta-feira (9), na Escola Municipal Miriam de Assis, ações de prevenção e combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As intervenções devem ser replicadas em outras unidades ao longo do ano letivo.

Durante a atividade, as psicólogas Gabriella Rosa Cipolla e Laura Cunha Hanitzsch estiveram na reunião de pais e responsáveis da unidade escolar, compartilhando conhecimentos sobre como podemos reconhecer sinais e indícios que uma criança está passando por situação de violência sexual. Além disso, foram indicados os locais onde se pode pedir ajuda em caso de suspeita ou confirmação desse tipo de violência.

O livro “Pipo e Fifi - ensinando proteção contra violência sexual”, da autora Caroline Arcari, ajudou a explicar um pouco sobre os “toques do sim” e “toques do não”, trabalhando com uma linguagem infantojuvenil, de forma simples, lúdica e direta a prevenção e combate da violência sexual.

Segundo a Secretaria de Educação, mais ações serão desenvolvidas em outras escolas municipais da cidade para disseminar a informação para adultos e crianças. Serão realizadas intervenções pontuais com os responsáveis e projetos de psicoeducação com as crianças, ao longo do mês de Maio e durante todo o ano letivo de 2024.