Bertioga realiza mutirão de limpeza do mangue durante o período de defeso do camarão

6 de março de 2024

Bertioga realiza mutirão de limpeza do mangue durante o período de defeso do camarão

O Programa Mar Sem Lixo da Fundação Florestal em parceria com a   Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga promoveu um mutirão de limpeza do manguezal próximo à ponte do Rio Itapanhaú na última terça-feira, 5. A ação contou com o apoio do Barco Escola Arca do Saber, que retirou cerca de 300 quilos de lixo do mangue.

O trabalho foi a primeira de várias ações previstas para o período de defeso do camarão (28 de janeiro a 30 de abril). Haverá também campanhas de mutirão de limpeza em manguezais indicados pelos gestores das Áreas de Proteção Marinha.

Durante o período, a entrega de resíduos capturados acidentalmente na atividade pesqueira do arrasto de camarão está suspensa. A atividade teve a participação voluntária de pescadores cadastrados no Programa Mar Sem Lixo.

Programa Mar Sem Lixo

O programa é voltado para os pescadores artesanais de arrasto de camarão com embarcações menores de AB, que capturam resíduos acidentalmente durante a atividade pesqueira nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) e trazem para o continente.