Bertioga recebe coleta de resíduos na Praia de Itaguaré para projeto “Lixo Fora D’água”

22 de maio de 2020

Bertioga recebe coleta de resíduos na Praia de Itaguaré para projeto “Lixo Fora D’água”

Na segunda-feira (18), a Praia de Itaguaré recebeu o projeto “Lixo Fora D’água”. O intuito da atividade é compreender a geração dos resíduos que acabam na faixa de areia das orlas da Cidade.
A ação realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em parceria a prefeitura de Bertioga e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), estabeleceu uma área de pesquisa para a coleta de lixo e microlixo.
Os resultados da pesquisa serão transformados em um plano de ação para prevenção da poluição das praias. “O maior objetivo que nós temos é entender como esse lixo chega à faixa de areia e como podemos trabalhar com políticas públicas para minimizar as ações desses resíduos nessa região”, explica o Secretário de Meio Ambiente.
Em outubro de 2019, a Abrelpe já havia feito um estudo de campo sobre o cenário atual das praias do município. Nesta segunda etapa do projeto, o objetivo é estudar e diagnosticar as fontes de poluição nas orlas e assim montar um banco de dados de todo o material coletado, oferecendo informações necessárias para evitar a contaminação nas praias de Bertioga.
Após a coleta, os detritos são catalogados e todo o lixo identificado vai para a destinação correta. “Os resíduos já perderam a qualidade porque passaram algum tempo no meio ambiente e não têm uma boa qualidade material para a indústria da reciclagem. Então seguem para o aterro sanitário pois já estão numa condição de rejeito”, finaliza a Coordenadora Técnica da Abrelpe, Gabriela Otero.