Bertioga recebe encontro regional sobre boas práticas pedagógicas na educação infantil

26 de agosto de 2022

Bertioga recebe encontro regional sobre boas práticas pedagógicas na educação infantil

Redescobrindo as infâncias: processos de uma nova docência na educação infantil. Este foi o tema da VII Ação Metropolitana de Boas Práticas na Educação da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP) – Baixada Santista, realizada na última quinta-feira (25), no Sesc Bertioga.

Durante o encontro, foram apresentadas experiências pedagógicas que tem como objetivo exaltar a qualidade da educação infantil da rede pública de ensino.

Realizado para celebrar o Dia Nacional da Educação infantil, comemorado em 25 de agosto, o encontro contou com a apresentação de oito boas práticas pedagógicas de diversos docentes da Baixada Santista e também de uma profissional da cidade de São Paulo, a professora Edna Monteiro, da EMEI Gabriel Prestes, primeiro lugar do Prêmio “Meu Pátio é meu Mundo 2021”, iniciativa da Fundação Arcor em parceria com a OMEP.

Representando o Município, a professora Cláudia Moreira Lino, da Escola Municipal Miriam de Assis, apresentou o projeto “Introdução à Consciência Emocional – Sensações e Emoções”. A proposta ressalta como o ensino deve ser interligado com as questões sentimentais e emocionais para o desenvolvimento global da criança, considerando os aspectos cognitivos e sociais.

Além das apresentações das boas práticas, o evento foi contou com a apresentação musical de Sidney Pontes, especialista em Música na Educação.

A VII Ação Metropolitana foi organizada pela OMEP com apoio da Secretaria de Educação de Bertioga e SESC Bertioga. O encontro teve a participação de mais de 400 professores de educação infantil.

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A data foi instituída por meio da lei 12.602/2012, em homenagem ao dia do nascimento da médica e fundadora da Pastoral da Criança e líder pelos direitos da Infância, Zilda Arns.

Zilda faleceu em 2010, durante um terremoto, enquanto estava em missão filantrópica no Haiti.