Bertioga recebe plataforma educativa Repsol Sinopec

5 de maio de 2018

Bertioga recebe plataforma educativa Repsol Sinopec

Unidade Móvel do programa itinerante está em frente ao Espaço Cidadão e leva conhecimento e qualificação profissional às comunidades costeiras do estado

O caminhão da Plataforma Educativa Repsol Sinopec está em Bertioga. Até 27 de maio, a comunidade local poderá participar de atividades gratuitas, voltadas à qualificação profissional em pesca, educação ambiental, saúde e segurança. As atividades ocorrem no interior da unidade móvel de 12 metros de comprimento, que se transforma numa sala de aula para atender até 30 alunos. As ações com estudantes e professores são promovidas nas escolas. A Unidade Móvel está em frente ao espaço cidadão da Prefeitura de Bertioga, na Avenida Anchieta, nº 392, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O curso de Agregação de valor ao pescado, será realizado de 8 a 10 de maio, em parceria com o Instituto de Pesca de São Paulo e com participação do Sebrae. As aulas apresentarão noções práticas de higiene para o manuseio e armazenagem dos peixes, além de experiências bem-sucedidas para o processamento e venda do pescado.

O curso de Formação de Aquaviários Nível 1 (POP), ministrado pela Marinha do Brasil, continua na programação de 2018. Em Bertioga, as aulas ocorrem de 14 a 25 de maio e são dirigidas a pessoas que já atuam na profissão, mas precisam da carteira de pescador profissional para estar em dia com a documentação necessária.

Este ano, o programa itinerante completa 10 anos e traz novidades, como a palestra sobre Consumo Responsável dos Recursos Pesqueiros, uma parceria com o AquaRio, que também é patrocinado pela Repsol Sinopec. No dia 24 de maio, o biólogo e diretor-presidente do aquário, Marcelo Szpilman, falará sobre a responsabilidade do consumidor para amenizar a questão da pesca excessiva e, às vezes, predatória de algumas espécies, provocando o desequilíbrio dos oceanos, além de abordar curiosidades sobre o comportamento dos tubarões e desmistificar sua imagem de negativa.

CURSOS E ATIVIDADES:

Agregação de valor ao pescado - O curso passará noções de práticas de higiene para o manuseio e armazenagem do pescado nas embarcações e entrepostos de pesca. Também serão apresentadas experiências bem-sucedidas sobre associativismo e cooperativismo para o processamento e venda do pescado. Com a Dra. Cristiane Neiva, do Instituto de Pesca de São Paulo e participação do Sebrae. 30 vagas. De 8 a 10/5, das 14h às 18h. Inscrições até 7/5 na Unidade Móvel do Plataforma Educativa.

Formação de Aquaviários Nível 1 (POP) - Com o diploma do curso, os participantes ficam habilitados a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha para exercer a profissão de pescador em alto mar. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e apresentar uma série de documentos exigidos pela Marinha, além de um teste físico que é eliminatório. 30 vagas. De 14 a 25 de maio. Inscrições até 10/5 na Unidade Móvel do Plataforma Educativa.

Palestra “Consumo Responsável dos Recursos Pesqueiros” – A palestra integra a campanha do AquaRio para o consumo responsável pescados, já que há espécies marinhas ameaçadas de extinção na costa brasileira, provocando desequilíbrio nos oceanos. Com Marcelo Szpilman, biólogo e diretor-presidente do AquaRio. 30 vagas. Dia 24/5, às 18h. Inscrições na Unidade Móvel do Plataforma Educativa.

Tarô Ambiental – A atividade passa de forma lúdica conceitos de preservação do meio ambiente. A cada rodada é tirada uma carta que traz um tema de discussão. Com a equipe do Instituto Costa Brasilis e Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP). Para estudantes e professores. Inscrições na Unidade Móvel do Plataforma Educativa.

EnTenda o Lixo - Conversa sobre questões relacionadas ao lixo marinho, tipos de resíduos, possíveis origens e ações necessárias para a mitigação e solução do problema. Com a equipe do Instituto Costa Brasilis e Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP). Para estudantes e professores. Inscrições na Unidade Móvel do Plataforma Educativa.

PLATAFORMA EDUCATIVA REPSOL SINOPEC

Existe desde 2009 e já esteve em 24 cidades do litoral dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, levando desenvolvimento para mais de 17 mil pessoas dessas comunidades costeiras. São oferecidos cursos gratuitos de qualificação profissional para pescadores e difusão de conteúdos relacionados ao meio ambiente, segurança e saúde para estudantes e comunidade em geral. Por meio do programa, a Repsol Sinopec Brasil atua como mediador e indutor de benefícios socioeconômicos sustentáveis para as comunidades locais, agregando os interesses de diferentes partes envolvidas.

O Plataforma Educativa é realizado em parceria institucional com o Instituto Costa Brasilis e o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP). A programação conta ainda com a parceria da Marinha do Brasil - Capitania de Portos de São Paulo, AquaRio e Instituto de Pesca de São Paulo. Em Bertioga, o projeto tem o apoio da Prefeitura e da APA Marinha Litoral Centro.

REPSOL SINOPEC BRASIL

A Repsol Sinopec Brasil é uma companhia de petróleo e gás com atividades em upstream nas bacias de Espírito Santo, Campos e Santos. A carteira de ativos inclui três campos produtivos – Albacora Leste, Sapinhoá e Lapa – além de blocos exploratórios com grande potencial. A companhia desenvolve uma série de ações em Responsabilidade Corporativa, sendo o projeto Plataforma Educativa uma delas. Mais informações em: www.repsolsinopec.com