Bertioga reforça prevenção e tratamento do câncer de mama

11 de outubro de 2016

Bertioga reforça prevenção e tratamento do câncer de mama

Bertioga está reforçando a orientação sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, destacando o Outubro Rosa, mês voltado para a conscientização da sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença, sobretudo em mulheres com idade a partir dos 50 anos.

Todas as unidades de saúde de Bertioga tem a presença de um ginecologista. Este mês, em especial, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em dias diversos, estão fazendo "rodas de conversa" com as mulheres, informando a importância do autoexame das mamas e do cuidado preventivo com a saúde integral.

A rede pública está alertando para os exames preventivos, com o objetivo de garantir que toda a mulher na faixa etária preconizada regularize seu exame. A mamografia é gratuita e deve ser agendada em uma das cinco Unidades Básicas (UBS) de Saúde do Município. Basta comparecer a uma das unidades e agendar a consulta. Depois da consulta é feito o encaminhamento para a Clínica Multi Imagem, em Bertioga, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 119 – Centro, para a realização do exame.

Vale ressaltar que Bertioga conta com um mastologista que, em caso suspeito da doença, faz uma pré-avaliação e a biópsia mamária. Confirmado o câncer de mama, o caso vai para a Central de Regulação do Município, que por sua vez encaminha para a Diretoria Regional de Saúde- 4 (DRS-4), que inserirá a paciente na unidade de referência - Rede Hebe Camargo, em Santos, ou Hospital Santo Amaro, em Guarujá para tratamento.

Já em caso de mulheres com menos de 50 anos, a UBS encaminha para a Central de Regulação do Município, que faz o agendamento, preferencialmente, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos. Todo esse procedimento não demanda muito tempo. Em Bertioga, a espera pelo exame é em torno de 30 dias. Em casos urgentes, os exames são realizados  em até uma semana.

Atividades

Reforçando as ações de prevenção, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Ong Amigas do Peito irá desenvolver no próximo dia 23, uma série de atividades, que acontecerão a partir das 14 horas, no Fundo Social de Solidariedade (Rua Valter Pereira Prado, 77 – Centro).

O encontro contará com palestras sobre prevenção ministradas por profissionais da área, entre eles o médico Marcello Castagna dos Santos, o cirurgião Daniel de Cazeto Lopes e o mastologista Vicente Tarricone Junior, além  da participação do biofísico Jonathan Palmeiras dos Santos. Haverá ainda atendimento à saúde e caminhada saudável.

Também a Diretoria de Cultura, juntamente com algumas mulheres da comunidade, está promovendo, desde o dia 01, várias atividades voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. São palestras de esclarecimentos sobre prevenção, direitos, entre outros temas, ministrados por médicos, advogados e outros profissionais, além de diversas oficinas. As ações, abertas à população, acontecem todos os sábados de outubro, das 14 às 18 horas.