Bertioga se previne de desastres naturais com Plano Preventivo de Defesa Civil

1 de dezembro de 2017

Bertioga se previne de desastres naturais com Plano Preventivo de Defesa Civil

O Município de Bertioga está preparado para possíveis ocorrências naturais durante a temporada de verão. É que a Cidade está em dia com seu Plano Preventivo de Defesa Civil. A exemplo de outras cidades da Baixada Santista, a Defesa Civil Municipal participou de curso no órgão estadual para aprimoramento e definição das estratégias de trabalho.

“O Governo do Estado abriu chamado para os municípios da região que quisessem participar, como forma de mitigar e reduzir desastres”, explicou o diretor da Defesa Civil de Bertioga, Salmir Gomes.

O plano de prevenção é importante porque apresenta a estratégia de ação para toda a Cidade, consequentemente, traz tranquilidade para a população.
Em Bertioga, os maiores riscos de desastres são ocasionados por chuvas fortes, alagamentos e ressacas nas praias. Outras cidades da região têm ocorrências mais graves, como deslizamentos de morros. Não se tem registros de situações graves, o que não significa que a Cidade não precisa ficar em alerta e preparada.

Bertioga tem estações meteorológicas com pluviômetros manuais e automáticos em três pontos da Cidade: Centro, Chácaras e Guaratuba. As informações desses equipamentos chegam à Defesa, que as analisa e traça ações.

“Com base nessas informações, podemos mitigar desastres. Com acúmulo de 80 milímetros de chuva, a Defesa sai a campo para verificar áreas ribeirinhas como os bairros Sítio São João, Caiubura e Chácaras, usando viaturas e embarcação. Esse monitoramento verifica nível do rio, se as casas estão em perigo, se tem rachaduras. E traça evacuação em caso de subida do rio, para evitar maiores transtornos”, explica Gomes.