Bertioga sedia encontro de projeto internacional de combate ao lixo no mar

26 de maio de 2023

Bertioga sedia encontro de projeto internacional de combate ao lixo no mar

Bertioga sediou, por meio da Parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), na última segunda (22) e terça-feira (23), o encontro de representantes internacionais e de vários municípios brasileiros para discutir e analisar o Projeto “Prevenção de Lixo Marinho no Mar do Caribe – Blue box” (Promar),.

O Município deixou sua marca ao ser a cidade escolhida para sediar esse encontro e pôde mostrar seus sistemas de gestão dos resíduos sólidos e suas frentes de atuação para o combate ao lixo no mar.

O projeto tem como objetivo reduzir a chegada dos resíduos plásticos ao mar e, para isso, foram desenvolvidas algumas ferramentas para monitorar e dar subsídio na tomada de decisão de políticas públicas visando o combate do lixo no mar.

O secretário de Meio Ambiente Fernando Poyatos conta sobre a vivência: “Bertioga recebeu os representantes do Brasil e os responsáveis pela ferramenta Blue Box, um da Alemanha e outro da República Dominicana. Passamos dois dias em imersão, avaliando as ferramentas e na oportunidade eles puderam ter contato com nossas ações de sucesso de combate ao lixo no mar, bem como nosso sistema de gestão dos Resíduos Sólidos. O grupo leva boas impressões de nossa cidade e exemplos de boas práticas. ”

A iniciativa teve início no Mar do Caribe e chegou ao Brasil por meio da Abrelpe, que já apresenta parcerias com a Prefeitura de Bertioga.