Bertioga sedia encontro técnico do Município Verde Azul

21 de fevereiro de 2020

Bertioga sedia encontro técnico do Município Verde Azul

Bertioga sediou nesta quarta-feira (19), o encontro de capacitação de interlocutores e suplentes do Município Verde Azul. As atividades iniciaram com um passeio técnico no Barco Escola Arca do Saber. Depois, os participantes seguiram até a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos a fim de discutir as estratégias para a gestão ambiental municipal.


O encontro reuniu cerca de 30 pessoas, representantes dos municípios de Bertioga, Ourinhos, Itanhaém, Praia Grande, Santos e Guarujá.


Durante a capacitação foram trabalhados os temas avaliados na certificação, que são 10 diretivas: esgoto tratado, conselho ambiental, qualidade do ar, uso do solo, município sustentável, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão de águas, estrutura e educação ambiental e arborização urbana.


O secretário de Meio Ambiente destacou a importância do encontro. “O Município que cuida do meio ambiente se prepara para as próximas gerações. Essa é uma oportunidade de troca de experiência e aprendizado, que vai impactar diretamente na melhoria das políticas publicas dos municípios”, disse.


A técnica do Programa Município Verde Azul (PMVA), Danielle Paes Julião, comentou sobre a importância de Bertioga entre as Cidades que são certificadas. “Uma das Cidades mais importantes que tem aplicado melhorias nos seus projetos. Bertioga tem papel fundamental como catalisador de ações, inclusive, nós temos levado muitas ações de educação ambiental realizadas no município, como exemplo para outras cidades do Estado de São Paulo”, disse.


Danielle lembrou que a certificação do Programa Selo Verde Azul - Ciclo 2019 acontecerá excepcionalmente no mês de março. Já para a premiação de 2020, os municípios deverão entregar o material até setembro. A certificação acontecerá em dezembro.