Bertioga sedia lançamento da Operação Verão integrada do Governo de SP

20 de dezembro de 2025

Bertioga sedia lançamento da Operação Verão integrada do Governo de SP

O Governo do Estado de São Paulo lançou neste sábado (20), em Bertioga, a Operação Verão Integrada 2025/2026, que reúne diferentes secretarias estaduais e prevê o maior reforço já realizado para o período de alta temporada no litoral paulista. A ação contempla segurança pública, saúde, mobilidade urbana, saneamento e proteção ambiental, com impacto direto para Bertioga e toda a Baixada Santista.

A cerimônia contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e autoridades estaduais e municipais, reforçando o protagonismo de Bertioga como cidade-sede do lançamento da operação, que tem como objetivo garantir uma temporada mais segura, organizada e acolhedora para moradores e turistas.

Para o prefeito de Bertioga,  Marcelo Vilares: “É uma honra para Bertioga sediar a abertura da maior Operação Verão da história, com a presença do governador Tarcísio de Freitas. Teremos mais de 540 agentes atuando na cidade de forma integrada e com presença ostensiva, garantindo mais segurança a moradores e turistas”, disse.

A secretária municipal de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, ressaltou a atuação conjunta entre os órgãos envolvidos na operação. “A Operação Verão é resultado de um trabalho integrado e planejado, que reforça o patrulhamento, amplia as ações preventivas e garante mais tranquilidade para moradores e visitantes durante todo o período de alta temporada”, afirmou.

Em seu discurso, o governador anunciou o reforço de 4,1 mil policiais entre todas as forças de segurança, entre eles, militares, rodoviários, bombeiros,  sendo mais de 2,5 mil destinados à Baixada Santista, fortalecendo o patrulhamento ostensivo, preventivo e integrado nos municípios da região durante o verão. O reforço seguirá até o dia 20 de fevereiro, período em que são esperados mais de 16,7 milhões de turistas em todo o Estado.

Reforço na saúde

Um dos principais anúncios foi o repasse de R$ 54 milhões aos municípios do litoral para reforçar o atendimento na área da saúde durante a alta temporada. O investimento permitirá a ampliação de equipes, insumos e estrutura, garantindo maior capacidade de atendimento à população fixa e flutuante. A iniciativa retoma um programa criado em 2019, quando foram destinados R$ 8 milhões às cidades litorâneas.

Infraestrutura, mobilidade e prevenção

O governador Tarcísio de Freitas também anunciou ações voltadas à prevenção de desastres naturais e à melhoria da infraestrutura regional, incluindo a entrega de uma nova sirene de alerta da Defesa Civil, reforço de equipamentos para embarcações de travessia, melhorias na rede de distribuição de água e a limpeza de captações hídricas.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) contará com equipes extras de plantão e apoio de caminhões-pipa, assegurando o abastecimento de água durante o período de maior demanda, beneficiando diretamente municípios como Bertioga, que recebem grande fluxo de visitantes nesta época do ano.