Bertioga segue medidas da Fase Emergencial do Plano São Paulo contra a Covid-19

12 de março de 2021

Bertioga segue medidas da Fase Emergencial do Plano São Paulo contra a Covid-19

Acesso às praias estará proibido a partir deste sábado (13)

Com o objetivo de aumentar o distanciamento social e diminuir a circulação de pessoas nas ruas, o Governo Estadual anunciou nesta quinta-feira (11) a fase emergencial do Plano São Paulo. As novas restrições entram em vigor na segunda-feira (15) e seguem até dia 30 de março, com medidas mais rígidas para diversos setores. Bertioga atende a decisão, conforme decreto publicado no Boletim Oficial do Município Nº 987.

Em Bertioga, fica proibido a partir da 00:00 de sábado (13) o acesso às praias (calçadões, faixa de areia e mar), rios, cachoeiras, trilhas turísticas, píer, praças públicas, quadras esportivas, academias ao ar livre e playgrounds públicos.
Também fica proibido o uso da Praça de Esportes Radicais, na Praia da Enseada, incluindo pista de skate e quadra de basquete.

Permanece proibido o estacionamento na Avenida Vicente de Carvalho, no Centro, e nas orlas de praia na região central, e nos bairros Rio da Praia, Vista Linda e Indaiá.

A partir de segunda (15) serviços e o comércio em geral, incluindo lojas de material de construção, fica proibido de realizar atendimento presencial, sendo permitido apenas serviço de drive-thru e delivery. Escritórios em geral devem obrigatoriamente funcionar por teletrabalho, ou seja, home office.

Restaurantes, bares, lanchonetes e adegas poderão funcionar por meio de delivery 24 horas e drive-thru até as 20 horas, ficando proibido o consumo no local e a retirada (take-away).

Já nos supermercados, minimercados, mercearias, açougues, peixarias e padarias estará permitido o acesso para compras, seguindo todos os protocolos. Será permitido delivery e retirada 24 horas e drive-thru até as 20 horas. O horário de funcionamento seguirá o autorizado no alvará.

Feiras livres poderão funcionar, seguindo as medidas de prevenção à Covid-19, sendo proibido o consumo no local.
Os serviços essenciais da Prefeitura estarão mantidos. Alguns atendimentos serão realizados presencialmente e outros por telefone ou email. O expediente das secretarias poderá ser conferido no site http://www.bertioga.sp.gov.br.

Com relação ao transporte coletivo, a recomendação é de escalonamento de horário para trabalhadores da indústria, serviços e comércio. Os horários de entrada indicados são das 5h às 7h para profissionais da indústria, 7h às 9h para os serviços e 9 às 11h para os do comércio.

Estão suspensas todas as atividades esportivas coletivas, tanto profissionais como amadoras. Já com relação às atividades religiosas, a proibição é para a realização de missas, cultos ou celebrações de qualquer natureza. Estão permitidos nos templos e espaços religiosos somente serviços administrativos e assistenciais internos.

O segmento de hotelaria continua autorizado a aceitar apenas hospedagem corporativa para profissionais de serviços essenciais. A hospedagem turística permanece proibida. Também está proibido o funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis. Alimentação está permitida somente nos quartos.

A autorização de vans e ônibus de turismo permanece suspensa. Marinas e garagens de jet ski podem funcionar apenas para serviço interno de manutenção, sem colocação de embarcação na água. Passeios de escuna e pesca esportiva estão proibidos.

Durante a nova fase do Plano SP, haverá toque de recolher entre às 20 horas e as 5 horas, permitido apenas deslocamentos emergenciais. Aglomerações seguem proibidas e o uso de máscara continua obrigatório em todos os ambientes, sejam eles internos ou externos.

EDUCAÇÃO
As aulas presenciais nas redes municipal, estadual e particular permanecem suspensas. Os alunos das escolas municipais continuarão com o ensino à distância, através de plataforma on-line. Não haverá antecipação do recesso escolar na rede municipal. Escolas municipais atenderão presencialmente, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas, com revezamento entre funcionários. Professores trabalharão em sistema de home office.

Para garantir a alimentação dos alunos durante a suspensão das aulas, a Prefeitura entregará nos dias 17, 18 e 19 de março mais de 7.600 kits de alimentos nas escolas municipais. Os responsáveis serão orientados pelas unidades de ensino através de grupos de whatsapp. Em caso de dúvida, devem entrar em contato com a escola ou com a Secretaria Municipal de Educação.