Bertioga será homenageada pela X-9 no Carnaval de Santos no sábado (15)

14 de fevereiro de 2020

Bertioga será homenageada pela X-9 no Carnaval de Santos no sábado (15)

Toda a beleza, história e cultura de Bertioga serão levadas para Passarela Dráuzio da Cruz pela X-9 no Desfile das Escolas de Samba de Santos, neste sábado (15). A agremiação disputa o título de campeã no Grupo Especial, considerado a elite do carnaval santista. Para esta noite não há mais ingressos disponíveis.

Com o enredo, “Bertioga – Berço da História do Brasil”, a “ Pioneira” desfila com 1400 componentes em 16 alas, apresentando ao público símbolos importantes do município, como o Forte São João, Usina de Itatinga, Parada de Natal, além das festas tradicionais, como da Tainha e Camarão na Moranga.

Para contar essa história na avenida, serão 170 integrantes da bateria, 15 na comissão de frente, 40 baianas e três casais de mestre-sala e porta-bandeira. Os bertioguenses também farão parte da festa, desfilando nas alas “Camarão na Moranga” e “Mata Atlântica”.

O desfile é assinado pelo carnavalesco, Wallacy Vinicyos e o responsável pela coreografia da comissão de frente é Chiquinho “The Best”. Já a bateria será comandada pelo Mestre Jefferson.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura destaca que esta é a primeira vez que a Cidade é tema para uma escola de samba e que “a homenagem é um reconhecimento da importância histórica e cultural de Bertioga para a região e o País”

A ESCOLA

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 foi fundado em 1º de maio de 1944. O nome da escola foi inspirado numa revista em quadrinhos que levava o nome “Agente X-9”. A agremiação é a que mais conquistou títulos em Santos, um total de dezenove. Por ser a mais antiga em atividade na cidade, é conhecida como “A Pioneira”. É uma das maiores escolas de samba do estado de São Paulo e do Brasil, sendo inspiração para a fundação da X-9 Paulistana, da Capital.

CONHEÇA O SAMBA-ENREDO

X9 é minha paixão
A comunidade num só coração
Vem Bertioga ser um mar de poesia