Bertioga tem diversas opções de passeios para o fim de semana de Dia dos Pais

11 de agosto de 2022

Bertioga tem diversas opções de passeios para o fim de semana de Dia dos Pais

O fim de semana será marcado por uma data especial, o dia dos pais. Nada melhor do que fazer um passeio que reúna diversão, lazer, cultura e aventura para comemorar uma data tão marcante e Bertioga é o endereço perfeito para festejar! A cidade conta com as Feiras de Economia Solidária e Artesanato, exposição no Forte São João e passeios em trilhas.

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Se seu pai ama os sabores e aromas da mata atlântica, no sábado (13) acontece a Feira de Economia Solidária ‘Artes e Aromas da Mata Atlântica, Sabores Caiçara. O evento, realizado no Viveiro de Plantas e Ideias “Seo” Léo, conta com oficinas, gastronomia e atração musical. A programação vai das 14 às 20 horas.
A feira terá duas oficinas: Artesãos de Bertioga: Tear de tricô e a Cozinhando com Flores. A primeira, ministrada por Marli Neves, vai ilustrar o passo a passo da criação de um cachecol utilizando a técnica do tricotin. Já a segunda, ensinará como utilizar plantas alimentícias não conversacionais que podem ser consumidas, as Pancs. As moradoras do Vila da Mata vão apresentar alguns preparos.

A música ficará por conta da banda Forró da Floresta, movimento de fomento e difusão da cultura popular brasileira, em especial o forró e o coco de roda.

CIRCUITO SESC DE ARTES

Para os pais que amam cultura, Bertioga receberá o Circuito Sesc de Artes neste sábado (13), na Tenda de Eventos. Vai ser um dia de imersão em diversas atividades culturais gratuitas, voltadas para todos os públicos. O evento inicia a partir das 16 horas.

Na programação, os munícipes poderão se divertir com apresentações musicais, teatrais, circense, dança, literatura, pintura, artes visuais e tecnologias. Confira a programação: http://www.bertioga.sp.gov.br/circuito-sesc-de-artes-desembarca-em-bertioga-com-atracoes-culturais-gratuitas-neste-sabado-13/

FEIRA DE ARTESANATO

A Feira de Artesanato é o local ideal para comprar uma lembrancinha para seu pai. O espaço oferece diversas opções, como artigos de decoração e souvenirs feitos por artistas da cidade. Ainda é possível observar uma encantadora paisagem com vista para o mar.

A Feira acontece neste sábado (13), das 16 às 22 horas, no Espaço Cultural Praia.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO

Para os pais que amam a história do Brasil, nada melhor que visitar o Forte São João. O local reúne momentos históricos do país, levando os visitantes para uma viagem no túnel do tempo, através da exposição em parceria com Sesc. O acervo permite interação com máquinas cenográficas, recortes e textos antigos sobre Bertioga, jogos de pescaria sobre a cultura caiçara e batalha naval.

A classificação é livre. A visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas, neste sábado o Forte funcionará das 9 ás 22 horas. Não há necessidade de agendamento.

TRILHAS DE ECOTURISMO

Quem tem um pai aventureiro não pode deixar de conferir as 12 trilhas da cidade, que permitem conexão com a natureza. Entre as opções estão as trilhas de Guaratuba, D’água, Itaguaré, Torre 47, Complexo Vale Verde, Morro do Itaguá e São Lourenço.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura e Fundação Florestal.

As visitas podem ser agendadas por uma das associações:

ABECO – Associação Bertioguense de Ecoturismo – (13) 99728-9614 (Ligação e WhatsApp) / e-mail: abeco2018@gmail.com / Instagram: @abecotur

AMOLB – Associação dos Monitores Locais de Bertioga – (13) 99786-7426 / 99701-6451 (apenas WhatsApp)/ e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com / Instagram: @monitores.bertioga

As associações também possuem outros profissionais e empresas associadas que prestam serviços de canoagem, rapel, observação de aves, dentre outros.

A relação completa das trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo

ESPAÇO DOG

Também há opções para os pais de pets, o Espaço Dog. O lugar, arborizado e equipado, permite um momento de descontração para os cães.

A entrada do animal é permitida apenas se o cão estiver vacinado, vermifugado, com coleira, acompanhado e próximo do tutor. É proibida a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.

Forte São João: Avenida Vicente de Carvalho, s/n — Centro;

Espaço Cultural Praia: Avenida Tomé de Souza, s/n, Praia da Enseada — Centro;

Espaço Dog: Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins);

Viveiro de Plantas e Ideias “Seo” Léo: Rua Manoel Gajo, 1080, Centro (ao lado da delegacia).