Bertioga tem programação para todos os gostos neste fim de semana

2 de setembro de 2022

Bertioga tem programação para todos os gostos neste fim de semana

O fim de semana pede um passeio que tenha gastronomia, diversão, cultura, lazer e aventura. É bom já preparar a mala, porque Bertioga é o destino ideal. Na programação está o Festival Água na Boca, as feiras de Artesanatos e Economia Criativa, Cenas Itinerantes, exposição no Forte São João, passeios em trilhas e muito mais.

FESTIVAL ÁGUA NA BOCA

O Festival Água na Boca é uma parada obrigatória para quem não perde um programa gastronômico. O evento acontece no Parque dos Tupiniquins, próximo à Praia da Enseada, de sexta-feira (2) a domingo (4). A entrada é gratuita. Na sexta-feira, vai das 17 às 23 horas; no sábado, das 11 às 23 horas; e domingo, das 11 às 16 horas.

Na sexta-feira (2), às 18h30, o chef Ivan Achcar, dará uma aula-show de culinária, ensinando o preparo de um espaguete com mexilhões in Bianco.

Dando continuidade ao evento, no sábado (3), às 10 horas, o chef Ivan Achcar apresenta uma aula de gestão para proprietários de bares e restaurantes. Já às 16 horas, Carol Fiorentino marca presença no Festival com receita de moqueca de peixe com banana, farofa de banana e cocada. Encerrando as aulas-show do dia, às 18h30, Jackie Watanabe fará um Tiradito Es Mercat na versão caiçara.

No domingo (4), às 14 horas, Carole Crema vai deixar todos com “água na boca” com uma deliciosa sobremesa. Referência em confeitaria, Carole trouxe os cupcakes para o Brasil e foi responsável por inventar uma paixão dos brasileiros, o brigadeiro de colher.

Os visitantes poderão conferir um cardápio variado da culinária regional e mundial. Além disso, curtir uma boa música com shows de jazz, bossa nova, blues, MPB, pop nacional e internacional, rock, bolero, choro, e muito mais, para todos os gostos e estilos.

Para conferir a programação completa acesse:

FEIRAS DE ARTESANATOS E ECONOMIA CRIATIVA

Durante um passeio não pode faltar uma lembrancinha e Bertioga tem uma opção perfeita: as feiras de Artesanatos e Economia Criativa. No local é possível comprar souvenirs, artigos de decoração, bijuterias, quadros e muito mais.

As feiras acontecem na Tenda de Eventos e contam com certa 70 expositores. Na sexta-feira, o funcionamento vai das 16 às 22 horas; no sábado, das 11 às 22 horas. Já no domingo, das 11 às 16 horas.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO

Visitar o Forte São João é um convite para viajar pela história do Brasil. A primeira fortaleza do país conta uma arquitetura de época, inserindo o visitante em momentos marcantes. O local ainda conta com uma exposição interativa em parceria com o Sesc, que possui máquinas cenográficas, recortes e textos antigos sobre Bertioga, jogos de pescaria sobre a cultura caiçara e batalha naval.

A classificação é livre. A visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita na sexta e sábado das 9 às 22 horas e no domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento.

Para quem ama artes cênicas, o Forte está recebendo o Cenas Itinerantes. No projeto, personagens históricos revivem memórias de Bertioga. Na sexta-feira, a ação vai das 19 às 22 horas. No sábado, das 11 às 14 horas e das 19 às 22 horas. Já no domingo, das 11 às 14 horas.

TRILHAS

Para quem deseja dar uma pausa na rotina, nada melhor que uma trilha que permita uma conexão com natureza e reúna aventura e lazer. Bertioga tem 12 opções de trilhas com paisagens paradisíacas e ainda permitem a prática de esportes. Entre as atrações estão as trilhas de Guaratuba, D’água, Itaguaré, Torre 47, Complexo Vale Verde, Morro do Itaguá e São Lourenço.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura e Fundação Florestal. O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura e Fundação Florestal.

As visitas podem ser agendadas por uma das associações:

ABECO – Associação Bertioguense de Ecoturismo – (13) 99728-9614 (Ligação e WhatsApp) / e-mail: abecotur@gmail.com / Instagram: @abecotur

AMOLB – Associação dos Monitores Locais de Bertioga – (13) 99786-7426 / 99701-6451 (apenas WhatsApp)/ e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com / Instagram: @monitores.bertioga

As associações também possuem outros profissionais e empresas associadas que prestam serviços de canoagem, rapel, observação de aves, dentre outros.

ESPAÇO DOG

Os melhores amigos dos homens, os dogs, são fiéis para toda hora e merecem um cuidado especial para a diversão e lazer. Com o objetivo de oferecer um momento de descontração para os pets, a Prefeitura de Bertioga criou o Espaço Dog.

A entrada é permitida apenas se o cão estiver vacinado, vermifugado, com coleira, acompanhado e próximo do tutor. É proibida a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.

Forte São João: Av. Vicente de Carvalho, s/n — Centro;
Tenda de Eventos: Av. Vicente de Carvalho, s/n, Centro;
Espaço Dog: Av. Vicente de Carvalho, s/n, Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins).