Bertioga terá Guarda Municipal armada a partir de fevereiro de 2016

4 de dezembro de 2015

Bertioga terá Guarda Municipal armada a partir de fevereiro de 2016

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bertioga estará armada a partir de fevereiro de 2016. A Prefeitura do Município homologou a contratação de empresa para prestação de serviços visando ministrar o Curso em Armamento Profissional e Tiro Policial de Calibre Permitido, que começa na próxima segunda-feira (07). O curso tem duração de 12 dias. Atualmente, o Município conta com 87 agentes efetivos. Desse total, 66% estão aptos para uso e porte de arma de fogo

De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania do Município, o curso é a última fase para a assinatura do convênio com a Polícia Federal, que visa emitir os portes e a entrega das armas de fogo aos guardas.

A previsão do secretário é que todo o processo para armamento da GCM seja concluído até fevereiro do ano que vem e com isso, Bertioga será a segunda cidade da região Metropolitana da Baixada Santista a contar com guardas civis armados. A primeira é Praia Grande.

Há dois anos, lembra o secretário, Bertioga vem sendo reestruturada e se preparando para ser armada. A corporação já passou por cursos de qualificação em 2013, com o objetivo de promover uma reciclagem e iniciar o treinamento que possibilitará o armamento da corporação.

Na qualificação, os guardas tiveram aulas sobre noções de Direito Penal, lei de entorpecente, uso de cassetete e algema, defesa pessoal, funções e atribuições da Guarda Civil Municipal e das polícias Civil e Militar, ética, postura, condicionamento físico, entre outros. Eles também passaram por avaliação psicológica para saber se estavam habilitados a usar arma.

Dos 87 agentes que integram a corporação da GCM de Bertioga, 58 estão atuando na corporação; 14 na Diretoria de Operações Ambientais (DOA), ligada à Secretaria de Meio Ambiente; 07 na Defesa Civil; 02 na Diretoria de Trânsito; e os seis restantes distribuídos entre secretarias municipais.